FIDA abre inscrições para a primeira residência artística do festival

0
512
Daniela Amoroso

“Corpografias sonoras em ações e encontros improváveis”, com Daniela Amoroso, será realizada de 06 a 10 de setembro presencialmente; 12 vagas disponíveis

O 21º Festival Internacional de Dança de Araraquara (FIDA) terá sua abertura no início da primavera, no próximo dia 22 de setembro. A programação está quase concluída, porém, há atividades especiais que acontecem mesmo antes da abertura: as residências artísticas. As inscrições para uma delas, a “Residência Nômade”, começaram nesta sexta-feira, 27 de agosto, e seguem até 02 de setembro (https://forms.gle/nmgdvp25ebnpyvCE9).
“Corpografias sonoras em ações e encontros improváveis”, com a professora da UFBA – Universidade Federal da Bahia, Daniela Amoroso, nasceu do desejo de corpografar territórios sonoros e Araraquara, entendidos como “populares”, como por exemplo: Mercado Municipal, Estação Ferroviária, Fonte Luminosa, Praça Pedro de Toledo – entre outros. Aliás, é devido à possibilidade dos encontros serem realizados em diversos espaços da cidade que “Corpografias sonoras em ações e encontros improváveis” é considerada na programação do FIDA uma “Residência Nômade”.
Espaços, lugares e territórios que guardam os vestígios, resquícios e traços da história de Araraquara. Como re-inventar as sonoridades que estão nas trilhas? Como sensibilizar corpos para a experiência do sensível? Como pesquisar com o corpo expandido? Essas são aberturas questionadoras que serão trabalhadas durante a residência.
O processo metodológico da residência é ancorado nas proposições da mediadora com reuniões de formação dos artistas participantes e nas ações sonoras propostas por cada participante numa abordagem transdisciplinar.
O resultado das captações de imagens que serão realizadas durante a residência dará formato a um vídeo que será exibido na programação do FIDA, no dia 25 de setembro, às 19 horas, no canal da Prefeitura de Araraquara no YouTube.
A seleção para a residência será realizada pela própria Daniela Amoroso, levando em consideração: breve currículo do candidato, carta de intenção e disponibilidade para estar integralmente disponível durante o processo que será realizado de 06 a 10 de setembro, das 14 às 18 horas, em locais variados de Araraquara.
Dani Amoroso é araraquarense radicada em Salvador, na Bahia, onde é professora da UFBA desde 2010, Lá, orienta pesquisas artísticas e acadêmicas em Dança e Artes Cênicas que se dedicam à valorização dos saberes tradicionais historicamente invisibilizados.
Com o tema “Dançar para sustentar o céu” e curadoria de Gilsamara Moura, o FIDA traz uma programação híbrida: com atividades presenciais e virtuais. Os encontros presenciais se limitam às residências artísticas propostas, enquanto as apresentações e debates serão realizadas pelo canal da Prefeitura de Araraquara no YouTube.
Vale destacar que a programação do FIDA 2021 terá nomes de peso, como os bate-papos com: a cantora Linn da Quebrada na abertura (22/09) e o escritor brasileiro de etnia indígena crenaque, Ailton Krenak, no encerramento (30/09).
Toda a programação é gratuita.

SERVIÇO:

21º Festival Internacional de Dança de Araraquara (FIDA 2021)

– Inscrições abertas para a residência artística “Corpografias sonoras em ações e encontros improváveis”, com Daniela Amoroso (professora da UFBA – Universidade Federal da Bahia)
– Período para inscrições: de 27 de agosto a 02 de setembro
– Documentos necessários: breve currículo do candidato, carta de intenção e disponibilidade para estar integralmente durante o processo
– Envio das inscrições: pelo link https://forms.gle/nmgdvp25ebnpyvCE9
– Mais informações: [email protected]
– Encontros presenciais e desenvolvimento da residência: de 06 a 10 de setembro, das 14 às 18 horas, em diversos locais da cidade
Grátis

(SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO – PREFEITURA DE ARARAQUARA)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.