FIDA 2022 terá ação artística na Fundação CASA

0
236
Foto: Paulo Mantoanelli

Ideia é a produção de lambe-lambes a partir das poesias de Ryane Leão

O FIDA 2022 – Festival Internacional de Dança de Araraquara vem democratizando a dança em Araraquara e também na região. Na última segunda-feira (08), a presidente da Fundart – Fundação de Arte e Cultura de Araraquara, Gilsamara Moura, foi recepcionada pela diretoria da Fundação CASA na unidade de Araraquara, onde teve a oportunidade de estreitar uma parceria para o Festival.

O presidente da Fundação CASA e secretário da Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo, Fernando José da Costa, em visita à cidade – acompanhado por Reinaldo Almazan, diretor regional da Fundação CASA e de Welberth Dumond, diretor do centro Araraquara – pode conhecer mais sobre o histórico do FIDA que este ano chega a sua 20ª edição.

Na oportunidade, Gilsamara entregou os livros que serão utilizados para a atividade artística que contemplará 15 jovens da unidade Araraquara na programação do FIDA. A atividade propõe a produção e a colagem de lambe-lambes, a partir da criação de poesias e poemas curtos.

A presidente da Fundart apresentou o histórico do festival, o trabalho que vem sendo realizado na produção da edição deste ano e destacou a oficina que será ministrada pela escritora, militante da poesia e cultura Ryane Leão, no centro da Fundação em Araraquara.

“Ryane Leão é autora dos livros ‘Tudo nela brilha e queima – poemas de luta e amor’ e ‘Jamais peço desculpas por me derramar – poemas de temporal e mansidão’, e a oficina conta também com a participação da artista de Araraquara, Lyz Under.” Ela lembra que a atividade junto aos meninos da Fundação CASA faz parte de um “esquenta” do festival, que será realizado no período de 21 a 30 de setembro, com 9 dias de programação.

“A atividade com os lambes será realizada na semana que antecede a abertura do FIDA”, adianta. “Nossa ideia é desenvolver o tema Amor e Luta, a fim de promover uma grande transformação da cidadania, abrindo novas possibilidades e apontando novos caminhos para os participantes”.

O FIDA 2022 conta com o suporte do edital Retomada, com um investimento público no valor de R$ 250.000,00. Este ano o festival terá a participação de artistas da Bélgica, França e Paraguai, além de Araraquara e de todo o país. “Faremos um festival democrático, com atividades em toda a cidade e também cidades da região”, aponta Gilsamara, lembrando que a edição deste ano apresenta o tema “Quando insolentes dançam…”, e traz uma veia indígena, com várias etnias e a curadoria conjunta com o líder indígena, poeta e filósofo Ailton Krenak, referência em questões dos povos originários.

Vale destacar que o FIDA 2022 terá todas as atividades gratuitas, com a realização da Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart, e com apoio do Sesc Araraquara.

SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.