Praticamente na divisa Araraquara/Américo Brasiliense, neste domingo (11), a partir das 9 horas, será realizado o “Encontro das Águas Festa de Oxum”. Entrada franca (para terreiros e visitantes), devendo reunir os terreiros da região para oferendas a Oxum, filha de Oxalá e Iemanjá. A idéia é que a comunidade de Américo e Araraquara prestigie o evento a fim de conhecer os rituais praticados nas religiões de matriz africana.
O evento se dá para satisfazer a demanda constatada no “Encontro Regional de Religiões de Matriz Africana” (novembro/2006, no Teatro Municipal, com integrantes de 40 terreiros e casas de umbanda e candomblé da região).
Distância
“A maioria dos terreiros ia para outras cidades para participar da Festa das Águas, pois, a atividade não era realizada aqui. Eles iam para Itirapina, Barra Bonita, entre outras. Estamos seguindo a orientação dessa demanda”, afirma Ricardo Silva, presidente do COMCEDIR e membro da comissão organizadora.
“Com a Festa no Pinheirinho iremos mostrar a cultura e a religiosidade africanas”, explica Édio Lopes, membro da comissão organizadora.
“Antes o pessoal gastava muito com despesas de viagem e acomodação saindo de São Carlos, Ribeirão Preto, Matão e Ribeirão Bonito. Agora vai ficar bem mais fácil”, lembra Pai Sílvio.
Confraternização
Os organizadores esperam que a festa aproxime os terreiros cadastrados. “Queremos trabalhar a regularização dos terreiros os quais eram regularizados somente na delegacia de polícia”, lembra Ricardo.
É esperada a participação de aproximadamente 30 terreiros.