A Prefeitura e o Sistema Agroindustrial Integrado buscam recursos no Ministério da Agricultura para realizar a V Edição da Fepagri.
A Feira de Produtos, Serviços e Tecnologia para o Pequeno e Médio Produtor Rural, a ser efetivada em abril de 2007, precisa de verba. O projeto foi entregue ao deputado federal Nelson Marquezelli para intermediar a liberação de recursos.
Estiveram com o deputado o secretário de Desenvolvimento Econômico, Sérgio Sgobbi; Isley Napolitano, gerente do Sebrae de Araraquara; e o coordenador de gestão do Sistema Agroindustrial Integrado (SAI), Rodrigo Furgieri Mancini, que elaborou o projeto.
“Estamos solicitando R$ 35 mil reais para viabilizar os projetos que serão expostos na feira”, afirma Sgobbi. Segundo ele, o deputado apóia a iniciativa e o foco da feira voltado para o pequeno produtor rural.
A expectativa para o próximo ano é a presença de 12 mil pequenos produtores e um volume de negócios em torno de R$ 1.700.000,00.
Lançamento
da Fepagri
O lançamento da feira foi no dia 25 de setembro e contou com a participação de aproximadamente 400 produtores e empreendedores rurais participantes do Programa SAI (Sistema Agroindustrial Integrado) do Sebrae, presidentes de sindicatos rurais, personalidades políticas (prefeitos e vice-prefeitos dos 19 municípios da região de Araraquara), representantes do Poder Legislativo da região, entidades representativas dos empresários rurais, representantes da sociedade civil, do comércio e indústria da região de Araraquara.
Promoção
A Fepagri é promovida pelo Sindicato Rural de Araraquara e organizada pela Uniata – Central (Cooperativa de Técnicos Agropecuários e Afins do Estado de São Paulo). Conta com o apoio do Sebrae, Prefeitura de Araraquara, Cati (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral), Itesp (Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo), Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), Faesp (Federação da Agricultura do Estado de São Paulo), EPTV de São Carlos, universidades, instituições de pesquisa e veículo de comunicação de Araraquara.
Programação:
– Exposição de novas tecnologias, produtos, serviços, máquinas e equipamentos;
– I Seminário de Citricultura Sustentável – Engloba palestras e debates para discutir problemas, estratégias e perspectivas futuras considerando aspectos técnicos e econômicos, além de buscar novos conhecimentos e tecnologias pela transferência de informações ao produtor de laranja orgânica, como usuário final do conhecimento gerado pelo setor de pesquisa e desenvolvimento;
– II Encontro da Cadeia Produtiva da Cachaça Curso de Práticas de Produção, Qualidade e Comercialização da Cachaça. Reúne todos os elos da cadeia produtiva da cachaça, desde o produtor da cana-de-açúcar até o consumidor. Exposição de produtos, serviços e curso de capacitação sobre práticas de produção e comercialização de cachaça;
– III Concurso Paulista de Cachaça de Alambique – Oferece aos pequenos produtores de cachaça a oportunidade de conhecimento e de submeter seus produtos à análise sensorial e físico-química, além de exposição e divulgação da marca;
– Exposição Regional de Orquídeas Mostra de novas oportunidades aos pequenos produtores rurais;
– II Encontro de Criadores de Ovinos da Região de Araraquara – Exposição, julgamento, leilão comercial de ovinos e capacitação em manejo do rebanho com cães de pastoreio;
– Exposição de Artesanato Regional Apresentação e comercialização do artesanato produzido na região de Araraquara;
– Cursos de Processamento Artesanal de Produtos Agrícolas;
– Rodada de Agronegócios Promoção de contatos entre empresários rurais (show-room para degustação de produtos), e empresas do setor do comércio e de serviços, voltados para o ramo alimentício, tais como hotéis, bares e restaurantes;
– Palestras Técnicas Divulgação de conhecimentos e estratégias de gestão e produção, para estimular os produtores a melhorar continuamente sua produtividade e rentabilidade, respeitando as boas práticas de produção e contribuindo para o desenvolvimento agrícola sustentável. (Assessoria de imprensa de Araraquara)