FeirAfro 2024 será realizada no próximo 20 de novembro, feriado da Consciência Negra, na Casa SP Afro Brasil Oswaldo da Silva “Bogé”, na Vila Xavier, das 16h às 22h30
A FeirAfro 2024 vem aí! No ferido da Consciência Negra, 20 de novembro, a Coordenadoria Executiva de Políticas Étnico-Raciais, ligada à Secretaria Municipal de Direitos Humanos e da Participação Popular, realiza esta feira de exposição, divulgação e vendas de produtos e serviços relativos à cultura negra, dentro do calendário da campanha do “Novembro Negro – Por uma Araraquara Antirracista”.
Para tanto, estão abertas as inscrições para seleção de afroempreendedores e de empreendimentos afros para exposição e comercialização de produtos, alimentos e prestação de serviços relacionados à cultura afro.
As vagas estão disponibilizadas para os seguintes segmentos: vestuário, brinquedos, editoras, medicina fitoterápica e ancestral, nutrição e alimentação, bebidas artesanais, massagem e estética, sustentabilidade, artesanato, artes e decoração, acessórios, culinária afro-brasileira e também beleza (make, cabelo e massagens).
Alessandra Laurindo, coordenadora executiva de Políticas Étnico-Raciais, conta que “a proposta da seleção faz parte do ‘Programa Municipal Araraquara Morada do Sol e não do Racismo’, e tem como intuito promover a cultura afro e dar visibilidade aos afroempreendedores e empreendedores afro do nosso município.”
A organização lembra que a disponibilização da vaga se refere apenas ao espaço físico com 2m² destinado à exposição, não sendo disponibilizadas estruturas para montagem, como barracas, mesas ou cadeiras. A coordenadoria apenas delimitou o espaço de 2m² para todos os empreendedores.
Participação
Podem participar da seleção toda e qualquer pessoa, de qualquer etnia/raça que comprovadamente exerçam atividades relacionadas ao tema do evento e que possuam documentação válida junto aos órgãos competentes. “Preferencialmente pessoas autodeclaradas negras (pretas ou pardas) que queiram vender ou expor produtos e serviços dentro dos segmentos”, aponta Alessandra, lembrando que para a comercialização de alimentos e bebidas os inscritos devem estar com o Alvará Municipal e sanitário regularizados.
Os interessados podem se inscrever de duas formas: encaminhando a ficha de inscrição por e-mail, ou via formulário do Google.
Para o encaminhamento por e-mail, a ficha de inscrição (Anexo I do Edital de Chamamento) deve ser devidamente preenchida e enviada para o e-mail aepir@araraquara.sp.gov.br, com o assunto: “FICHA DE INSCRIÇÃO 8ª FEIRAFRO”.
Já os que optarem pelo formulário do Google, devem acessar o link: https://docs.google.com/forms/d/1CNzsL7qLNzE7gVNp3BQnz5tb1jgU1kifqZ6lwUFotmw/edit#responses . Além da ficha ou do formulário, é necessário anexar um portfólio com os produtos que serão comercializados e ou divulgados durante a feira.
O resultado dos empreendedores e empreendimentos selecionados será divulgado no próximo dia 14 no site da Prefeitura Municipal de Araraquara e no Centro de Referência Afro.
O Edital de Chamamento completo pode ser conferido no site da Prefeitura de Araraquara, na aba “Editais da Cultura”. O link direto para o edital é o: https://ecrie.com.br/sistema/conteudos/arquivo/a_138_0_1_04112024163044.pdf .
SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA