É costume dos japoneses: a faxina de ano novo começa nas gavetas e armários que refletem a vida emocional.
Psicólogos afirmam que uma boa maneira para se conseguir um ano de renovação é começar a mudança dentro de casa. Faxina nas gavetas de roupas e outros objetos, armários da cozinha e escritório com pilha de documentos, jornais, revistas e outros papéis é uma ótima iniciativa.
Além de se livrar de coisas antigas e sem utilidade arruma-se espaço para novidades. A famosa faxina de ano novo também mexe com lembranças e permite descobrir no fundo da gaveta algum tesouro esquecido.
A organização deve começar antes da faxina: arrumar o telefone de instituições que podem reaproveitar os itens descartados, comprar pastas e caixas para separar os itens são medidas preliminares.
Brechós
Roupas de 15 anos atrás podem ser doadas às instituições assistenciais ou vendidas em brechós. A pilha de papeis deve ir para o lixo reciclável. CDs, livros e outros objetos podem ser vendidos ou trocados.
Milaí Manini, professora aposentada e querida na comunidade araraquarense pelo trabalho realizado com milhares de crianças no Centro de Educação e Recreação, agora absorve seu tempo no “Brechó da vovó. Ela explica que o inicio de ano interfere no estoque. “É a época do ano em que tem mais ofertas de roupa, pois, o pessoal quer começar o ano bem livrando-se das coisas que não servem. Após a faxina, eles trazem as roupas para vender no brechó. Por isso, acredito que a limpeza de ano novo faz bem para se jogar fora tudo que não serve: coisas materiais e até relacionamentos. Começar o ano com a alma, gaveta e armários limpos, renovados”, opina Milaí.
Catarse (purificação)
Milhares de Japoneses reservam o dia 28 de Dezembro para Oosoji, o dia da grande limpeza. O ano fiscal no Japão começa em abril, mas, a passagem do ano é comemorada no país assim como o Natal é comemorado no Brasil. O Oosoji é o momento de toda a família trabalhar junto e fazer uma faxina completa na casa, para começar o ano de forma renovada.
Psicólogos explicam que a limpeza na casa reflete no humor e nos relacionamentos e afirmam que a vida emocional também necessita de uma faxina. “As vezes ela também entope com um amontoado de lembranças e emoções. Até que um dia nos damos conta de que nada daquilo serve mais, mas, continua lá ocupando espaço”, explica a psicóloga e terapeuta Sexual Margareth dos Reis para a revista Claudia (Janeiro 2007).
O ano de 2007 está praticamente no início, então faça a sua catarse, isto é, a sua purificação, a sua limpeza para construir um mundo melhor. (Luiza)