Falta de transporte deixa mais de 23 mil fora das escolas

Agência Brasil

Mais de 23 mil estudantes brasileiros podem estar fora da sala de aula porque não tem acesso ao transporte escolar. É o que estima o estudo divulgado hoje (19) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) do Ministério da Educação.

O levantamento foi realizado em 218 municípios de 19 unidades da federação em novembro de 2003. De acordo com o estudo, 55,34% desses alunos estão no Nordeste e 31,93% no Norte do país. “Eu não diria que é um universo assustador. A maioria das crianças hoje é atendida pelo transporte escolar, embora nem sempre nas condições que nós gostaríamos”, avalia o presidente do Inep, Eliezer Pacheco.

Além disso, a pesquisa constatou que 36% dos veículos pesquisados não são adequados para transportar estudantes, como caminhões, motos e automóveis de passeio. Dos considerados adequados, 29,05% são ônibus, 20,61% vans, 13,38% Kombis e 0,28% embarcações. O estudo revela ainda que a maior parte dos estudantes transportados é da área urbana, 50,25%. Os alunos considerados da zona rural-urbana totalizam 27,95% e os da zona rural, 21,79%.

Compartilhe :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

20 de Julho – Dia Internacional da Amizade: ter amigos aumenta expectativa de vida

Novos livros estão disponíveis na Biblioteca Mário de Andrade

Feiras de artesãos e empreendedores movimentam o final de semana (20 e 21 de julho)

O setor de serviços na Reforma Tributária

Rota de Colisão

CATEGORIAS