Falsos funcionários do INSS

O INSS alerta aos aposentados, pensionistas e demais beneficiários sobre um problema que ocorre constantemente: elas são procuradas em casa por falsos funcionários da Previdência Social, que se oferecem para aumentar o valor do benefício, fazer recadastramento ou outros serviços, em troca de algum pagamento. Muitas vezes, os estelionatários acabam convencendo o aposentado a entregar um cheque ou cartão magnético bancário com a senha. Nesse caso, ou eles alteram o cheque para um valor bem mais alto ou usam o cartão magnético para sacar todo o dinheiro que o segurado tem no banco.

Para evitar esse tipo de problema, o INSS informa que nenhum funcionário está autorizado a fazer serviços em domicílio, principalmente para retirar documentos, cheques, cartões magnéticos ou dinheiro. O instituto informa que qualquer assunto relacionado a aposentadoria ou pensão deve ser tratado numa agência da Previdência Social. Se for visitado por alguém que venha oferecer esse tipo de serviço em troca de dinheiro ou que peça para ver documentos ou cartão magnético, o aposentado ou pensionista devem comunicar o fato à polícia.

O órgão também esclarece que o trabalhador deve e tem condições de tratar pessoalmente de seus interesses na Previdência Social, pois suas unidades oferecem todas as orientações necessárias para a pessoa requerer sua aposentadoria, pensão ou auxílio, e não cobram nada pelo atendimento. Antes de ir a uma agência, o segurado pode obter informações e também alguns serviços pela Internet, no endereço www.previdenciasocial.gov.br, ou pelo PREVFone (0800-780191), que atende gratuitamente de segunda a sábado, das 7h às 19h.

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