Falsificação de Obras

José Sérgio Martins (*)

Gostaria de parabenizar este belíssimo jornal, porém tenho uma ressalva no que se refere a matéria assinada pelo digníssimo advogado João Luiz Ultramari, ex-secretário de transportes do município, na edição de 20 de janeiro. Não tenho aqui a pretensão de colocar em xeque o trabalho executado pelo Sr. Ultramari. Mas, na qualidade de Restaurador e Conselheiro do Orçamento, esclarecer sua visão sobre dois tópicos do artigo publicado na citada edição.

1 – Restauro da imagem de Nsª Senhora de Loretto

Trata-se de falsificação de obra, e jamais intervenção de restauro, visto que a imagem foi alterada completamente e repintada grotescamente. Esclareço que imagens sacras do período da 1ª metade do século passado possuem cromia européia (Italiana) com tons róseos e jamais em tons de pele negra, como a que agora se encontra a peça, exceção à imagens de Nsª Senhora da Conceição Aparecida. Portanto, jamais se realizou uma intervenção de restauro, e sim um desrespeito a todas as normas técnicas do restauro, marca cultural do governo passado.

2 – Asfalto dos Bairros

Na qualidade de Conselheiro do Orçamento quero esclarecer que todos foram convidados exaustivamente a participar do processo de elaboração do Orçamento Municipal de 2001. E os Bairros não estão sendo pavimentados em sua totalidade, o objetivo foi de atender a cidade como um todo, e não apenas um Bairro em detrimento de outro (alguns muito mais carentes que o Universal), quero lembrar que trabalhamos apenas com recursos próprios do município, sem contar com recursos Federais e Estaduais. Os recursos estimados estavam em torno de R$ 2.000.000,00 para atender a pavimentação de toda a cidade. Esclareço, e somente desconhece essa informação quem não participou, que as demais ruas dos Bairros estão inseridas no Orçamento, para pavimentação em uma segunda etapa quando forem atendidas as ruas votadas como prioritárias, existindo recursos para tal.

(*) É Conservador-Restaurador – e-mail: jsmartins1@ig.com.br ou jsmartins@bol.com.br

N.R. João Luiz Ultramari responde à página 5.

Compartilhe :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Os novos direitos dos pets no transporte aéreo

A esquerda, sem rumo e sem prumo

Os guardiões da sua mudança de mindset

Alguma moral, um pouco de sensatez

Deixe ao sucessor o município que você gostaria de ter encontrado

CATEGORIAS