“Extinto(s)?” e “Bruxa Preta em Retomada” incendeiam a programação da terça (28) do FIDA

0
400

Produções se debruçam sobre a produção das artes da dança, artes visuais e música

Uma programação “incendiária”, esquentando os sentidos do público e colocando “fogo” nos artistas em cena, chega no penúltimo dia do FIDA – Festival Internacional de Dança de Araraquara, terça-feira (28), a partir das 19 horas, no canal da Prefeitura de Araraquara no YouTube.
A primeira atividade da terça é a mostra e a live da residência artística “Extinto(s)?” com Denny Neves (PE) e mediação de Carlos Henrique Fonseca.
A proposta da residência foi compor um coletivo de artistas do corpo atuantes na cidade e que se debruçam sobre a produção das artes da dança, artes visuais e música juntamente com cidadãos “invisíveis” que trabalham em empresas de reciclagem, para juntos desenvolverem objetos-corpos-instalações que ocuparão os espaços contemporâneos, convocando a cidade para um debate sobre a temática “Extinto(s)”.
A história do extermínio dos povos indígenas em São Paulo dos séculos passados foi romanceada e contada pela perspectiva dos “vencedores” – Os Bandeirantes. De romantismo em romantismo consideramos que, atualmente, em virtude da Carta Constituinte de 1988, os povos indígenas são designados como eternos candidatos à “nobres selvagens” que passaram a ser os heróis “ecológicos” da Nação.
“A provocação da residência é a reflexão sobre o extermínio que a história oficial paulista fez questão de sepultar sob a tampa de concreto do silêncio, escrevendo, em seu lugar, relatos fantasiosos romanceados por escritores e folcloristas, como uma ‘simples saga de imigrantes’ “, comenta Denny, que é pernambucano vivente em Salvador – BA. Danc¸ador e coreo´grafo Brincador, Denny e´ Mestre e Doutorando pelo PPGDANC¸A – Programa de po´s-graduac¸a~o em Danc¸a, UFBA – Universidade Federal da Bahia e atua nas pra´ticas de salvaguarda das manifestac¸o~es provenientes das culturas Indi´genas, reperto´rios populares e afro-brasileiras na Escola de Danc¸a da UFBA.
Depois, às 20h30, será apresentado o espetáculo “Bruxa preta em RE-TOMADA – Travessia cinematográfica de dança”, um espetáculo-experimento digital premiado pelo PROAC – Expresso LAB/2020.
Em cena: bruxas, curandeiras, guerreiras, feministas habitam o corpo negro feminino em uma jornada de transformações. Dançam em denúncia. É o levante de lutas por territórios e existências, na batalha pela re-tomada de suas próprias histórias.
Luzinete Silva convida o público ao agora, em conexão com a terra, cavando a si mesma junto às raízes e rituais da ancestralidade afro-brasileira e indígena. No chão híbrido das telas cibernéticas, a mulher dança, e se faz dança em comunidade, em um plugar de memórias e trajetórias.

Ficha técnica
Direção, coreografia, interpretação e argumento: Luzinete Silva
Assistente de direção e de coreografia: Sabrina Kelly
Trabalho criado em processo colaborativo pela equipe: Luzinete Silva, Adriano Reali, Denny Neves e Guilherme Bonini
Provocação cênica: Denny Neves
Dramaturgia corporal, figurino e maquiagem: Adriano Reali
Cenografia: Raquel Bonazzi
Videomaker e roteiro: Guilherme Bonini
Assistente de câmera: Lucas Tannuri
Operadora de drone: Cris Bertozzi
Trilha sonora: Luciano Salles
Desenho de som: Wisley Luiz
Making of: Janaína Nogueira
Identidade visual: Marina Amaral
Coordenação de comunicação: Khárenn Castro
Produção executiva: Alexandre Julianetti
Produção: Aline Lopes
Coordenação de produção do projeto: Luzinete Silva

SERVIÇO:
FIDA – Festival Internacional de Dança de Araraquara
Local: Canal da Prefeitura Municipal de Araraquara no YouTube
Data: terça-feira (28 de setembro)

– Programação:
19h – Mostra + live da residência “Extinto(s)?”, com Denny Neves (PE), mediação Carlos Henrique Fonseca
20h30 – “Bruxa Preta em Retomada”, com Luzinete Silva (PROAC – Expresso LAB/2020)
Grátis

Mais informações: www.araraquara.sp.gov.br/fida2021

(SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO – PREFEITURA DE ARARAQUARA)

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.