É promovido por alunos de Enfermagem da universidade
A exposição de fotos que buscam focar a saúde mental da mulher, promovida pelos alunos do terceiro ano do curso de Enfermagem da Universidade de Araraquara Uniara, permanece aberta a visitação até o dia 29 de março, de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h30, na unidade II da instituição (rua Carlos Gomes, 1338, no Centro).
"Essa ação é em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, mas se prolonga ao longo do mês. É uma iniciativa inspirada em outros movimentos que têm ações protetivas em relação às mulheres que sofreram violências sexual, simbólica, econômica e psicológica, e mostrar como elas superaram esses problemas na sociedade, que ainda é muito machista e patriarcal", explica a professora da área de saúde da mulher, Mariana Lopes Borges, responsável pela atividade, juntamente com a docente de psiquiatria da graduação, Érika Fonseca.
Mariana conta que "algumas mulheres das fotos são famosas e outras não têm exposição na mídia, mas passaram por algum tipo de trauma físico e/ou psicológico – que, de uma certa forma, afetou sua saúde mental, emocional e psicológica". "A ideia é chamar a atenção de que sofremos violência, e os traumas, muitas vezes, são difíceis de lidar, mas superamos essas dificuldades com as redes de apoio e equipamentos sociais que temos. É possível, quando se tem suporte familiar, social, de saúde. Não se deve mais banalizar a questão da violência. É algo real, que acontece diariamente", enfatiza.
Ao lado de cada foto, de acordo com a docente, constam as iniciais de cada uma, os traumas que viveram e como foram superados. "Todo trauma é possível de ser superado, e os transtornos mentais também são passíveis de tratamento e acompanhamento, pensando na saúde mental. Queremos incitar a reflexão", finaliza.
Informações sobre o curso de Enfermagem da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.