Exposição “Gabinete Modernista” recebe professores de Bueno de Andrada na Biblioteca Municipal

0
474

Exposição gratuita permanece em cartaz até o próximo dia 25 de março; agendamentos de grupos podem ser realizados por e-mail

A exposição “Gabinete Modernista: a passagem de Mário de Andrade por Araraquara”, em cartaz na Biblioteca Municipal, na tarde desta sexta-feira (04), recebeu um grupo de professores da EMEF Eugênio Trovatti, de Bueno de Andrada, para uma visita monitorada com o coordenador de Acervos e Patrimônio Histórico, Weber Fonseca.

Participaram: a coordenadora da Educação Integral, Vanessa Cristina Beneli de Tulio; e os professores: Bruck Oliver (Teatro), Camila Dall’Acqua Trovatti Casuscelli (Artes Visuais, Relações e Educação Ambiental) e Vanessa Rodrigues Gomes (Artes Visuais e Jogos).

O coordenador apontou que a exposição aborda um pouco do que foi a Semana de Arte Moderna, realizada no período de 13 a 18 de fevereiro de 1922, focando na literatura. “A ideia foi expor em formato público esse material único, que só Araraquara possui”, apontou.

A exposição apresenta, entre outros: a escrivaninha onde Mário escreveu “Macunaíma” na Chácara Sapucaia, duas estantes com 600 obras que foram doadas por Mário para compor o acervo inicial da Biblioteca Municipal, além de fichas de anotações de Pio que inclui comentários sobre a obra “Macunaíma”.

Também em destaque, estão os primeiros exemplares autografados de “Macunaíma”, “Amar Verbo Intransitivo” e “Paulicéia Desvairada”. É válido lembrar que Mário de Andrade relaciona-se à primeira geração modernista (1922-1930), que pretendia “destruir” os padrões da arte conservadora, com o objetivo de criar uma arte nova e mais livre. “A Semana de Arte Moderna em São Paulo quebra o paradigma da arte que a antecede, tendo como principal aspecto a busca pela identidade nacional”, pontuou.

A coordenadora da Educação Integral, Vanessa, considerou a visita bastante interessante e saiu da monitoria com ideias para serem desenvolvidas com seus alunos e professores. “Como este ano estamos trabalhando o tema ‘100 anos de Arte Moderna’, a visita foi muito rica, pois poderá nortear diversas atividades, passando por artes, dança, música e pesquisas virtuais. Além disso, vamos trabalhar também o tema ‘patrimônio’ com as crianças, propondo um resgate de histórias contados por idosos e familiares”, adiantou.

Segundo ela, a pandemia trouxe muitas preocupações para todos e, por meio desse resgate do patrimônio, a ideia é reencantar a comunidade escolar e o entorno por meio da arte e do lúdico. “Vamos focar no ‘belo da vida’, já que a Arte nos deu suporte para suportarmos e aguentarmos o confinamento, assim como mantermos a comunicação”, assegurou.

Com entrada gratuita, a exposição permanece até o próximo dia 25 de março na Biblioteca Municipal Mário de Andrade. A visitação pode ser realizada de segunda à sexta-feira, no horário das 9 às 12h30 e das 13h30 às 19 horas. É obrigatório o uso de máscara durante a visitação da área expositiva.

Grupos interessados em visitar a exposição podem entrar em contato com a Coordenadoria de Acervos e Patrimônio Histórico pelo email bibliotecamunicipal@araraquara.sp.gov.br .

SERVIÇO:

Exposição “Gabinete modernista: a passagem de Mário de Andrade por Araraquara”

Local: Biblioteca Municipal Mário de Andrade (Rua Carlos Gomes, 1729 – Centro)

Período: até 25 de março

Horário: das 9 às 12h30 e das 13h30 às 19 horas (de segunda à sexta-feira)

Informações e agendamentos: bibliotecamunicipal@araraquara.sp.gov.br

– Obrigatório uso de máscara durante a visitação da área expositiva

Grátis       

 

 

_____________________________________________________________________
SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

CONTATO
Telefone: (16) 3301-5000 – ramais: 5237/5124/5284/5063
Rua São Bento, 840 – 4º andar – Centro
Araraquara – SP – Cep: 14.801-300

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.