Exibição gratuita de “Café, um Dedo de Prosa” no dia 5 de maio em Araraquara

0
251
Foto: Divulgação

Narrado por Vera Holtz e Wandi Doratiotto, desenho animado conta a história do café, de um jeito leve e bem-humorado

A animação “Café – Um dedo de prosa” terá uma exibição especial e gratuita em Araraquara (SP) no próximo dia 5 de maio (sexta-feira), na Biblioteca Municipal Mário Andrade, localizada na Rua Carlos Gomes, 1729 – Centro.

O evento é as 19h, e vai contar também com uma exposição de desenhos originais do filme, além da presença do diretor, Maurício Squarisi, do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas, que faz um bate-papo com o público e parte da equipe de produção do longa-metragem em animação.

“Café – Um dedo de prosa” é um desenho animado narrado por Vera Holtz e Wandi Doratiotto, dois amigos que se encontram numa cafeteria e travam um bate-papo informal e descontraído sobre a história do café, a bebida mais popular do país. O filme aborda, de maneira suave e divertida, os principais temas da história do café no Brasil, passando pelo seu descobrimento na África, a entrada no Brasil, escravidão, imigração e muitos outros tópicos. Embora bem-humorado e repleto de músicas originais, o filme tem forte preocupação com o rigor e precisão dos fatos, baseados no livro “A História do Café”, de Ana Luiza Martins.  A escolha do diretor, animador e roteirista, Mauricio Squarisi, foi manter em todo o filme a tradição do desenho em papel, à mão, que depois foi digitalizado e colorido no computador.

Mário de Andrade

A influência do café sobre a arte e cultura brasileira é marcante na animação de Mauricio Squarisi, e o nome de Mário de Andrade é um exemplo. Ainda que não tenha conseguido finalizar a obra, o escritor dedicou-se até a criar uma ópera intitulada “Café”. Escrita nos anos 1940, a ópera narra uma revolução fictícia de trabalhadores rurais brasileiros após a crise da bolsa de Nova York em 1929.

Esta é só uma das curiosidades sobre a história do café que o público pode descobrir ao ver a animação “Café – Um dedo de Prosa”.

Contemplado no Edital de licenciamento PROAC 12/2022, “Café – Um Dedo de Prosa”, que permite a circulação do filme em cidades do interior paulista em 2023, o filme começou sua jornada de exibições em 2015, em Itu/SP. Resultado de seis anos de trabalho, concluídos em 2014, o filme passou em 2015 por Portugal, na 15ª edição do Festival de Animação de Lisboa – Monstra, e em Moçambique, na 6º edição do Festival Kugoma, em 2015. Vencedor do prêmio de melhor filme brasileiro pelo júri popular na 8º edição do Arraial Cine Fest – Festival Internacional de Cinema e Vídeo de Arraial d’Ajuda, em Porto Seguro/Bahia, em 2016, estreou nos cinemas em 2017, na capital paulista.

Desde então, segue circulando em sessões especiais pelo país.  A participação em festivais rendeu ainda o prêmio de melhor animação no Ecocine 2016 – Festival Internacional de Cinema Ambiental e Direitos Humanos e o prêmio de melhor roteiro/documentário no VII Festival Internacional de Cinema em Língua Portuguesa – O Cubo, em 2022.

O diretor Maurício Squarisi e o Núcleo de Cinema de Animação de Campinas

Maurício Squarisi nasceu em Campinas em 1958 e tem uma longa carreira no mundo da animação, como realizador de filmes e professor. No vasto currículo estão, além do longa-metragem Café – um dedo de Prosa, 20 curtas realizados como diretor, e mais a participação em dezenas de outros trabalhos como produtor, animador e colaborador.

Squarisi também é cartunista, e desde 1979 integra e dirige o Núcleo de Cinema de Animação de Campinas, ao lado de Wilson Lazaretti.  Com mais de 40 anos de atuação e mais de 300 filmes produzidos, o Núcleo é uma entidade sem fins lucrativos que desenvolve diversas atividades relacionadas ao ensino, pesquisa e divulgação de técnicas de animação. São duas linhas de produção de filmes de animação: os trabalhos autorais, realizados individualmente pelos diretores, e filmes realizados em oficinas, desenvolvidos com o objetivo de proporcionar aprendizado aos participantes. Já foram mais de 2500 oficinas de animação para crianças, jovens e adultos, em quase todos os estados brasileiros, e em países como Portugal e Moçambique, entre muitos outros.

Empresas ou quaisquer interessados em conhecer melhor a metodologia do Núcleo para realização de oficinas ou conversar sobre exibições especiais podem entrar em contato direto pelo blog (http://nucleodeanimacaodecampinas.blogspot.com/) ou pelas redes sociais.

Serviço:

Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, apresenta:

Núcleo de Cinema de Animação de Campinas em Araraquara/SP

Exibição do filme “Café – um dedo de prosa”, exposição e bate-papo com diretor e equipe.

Data:  5 de maio (sexta-feira)

Horário: 19h

Endereço: Biblioteca Municipal Mário Andrade, localizada na Rua Carlos Gomes, 1729 – Centro – Araraquara/SP

Grátis 

Acompanhe o Núcleo de Cinema de Animação de Campinas:

Blog: https://nucleodeanimacaodecampinas.blogspot.com/

Facebook: https://www.facebook.com/ncacampinas

Instagram: @ncacampinas

Linkedin: https://www.linkedin.com/company/ncacampinas/

(A2N Comunicação)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.