Roberto Rodrigues visa projeção do álcool. O ex- ministro da Agricultura, que recebeu o título de “Cidadão Araraquarense” na última sexta (22), retornará ao setor sucroalcooleiro em novembro quando encerra o prazo de quarentena que precisou se submeter após deixar o governo.
O mais novo “Cidadão Araraquarense” se prepara para o retorno ao setor canavieiro e pretende se dedicar ao programa de captação de recursos estrangeiros para projetar o álcool e energia no país. O ex-ministro criará ainda um centro de estudos sobre o tema na Fundação Getulio Vargas, de São Paulo. Com o novo programa o ex-ministro, que é produtor de cana-de-açúcar na vizinha Guariba e soja no município de Balsas (MA), pretende montar uma empresa para viabilizar investimentos na produção de bioenergia no país, como usinas de álcool e biodiesel.
O Brasil se destaca no cenário mundial como o maior produtor e consumidor do álcool bio-combustivel. A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) informou, no mês passado, que produção de cana-de-açúcar na safra 2006/2007 deve chegar a 471,2 milhões de toneladas. Segundo a Conab, é número 9,2% maior que a safra passada (2005/2006).
Araraquara
e região
A maior parte da produção de cana-de-açúcar se encontra na região sudeste. O Estado de São Paulo contribui com 60% de toda produção de cana do país, sendo que Araraquara mantém 10%.
O ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, visitou Araraquara para receber título de “Cidadão Araraquarense” do presidente da Câmara Municipal, Ronaldo Napeloso. Para a Associação dos Fornecedores de Cana de Araraquara e Região (Canasol), o ex-ministro desempenhou um maravilho trabalho.
O Projeto
Legislativo
O projeto de concessão do título, de autoria do vereador Valderico Jóe, foi aprovado por unanimidade. “Roberto Rodrigues demonstrou responsabilidade na vida pública e carinho pela nossa cidade. É um grande brasileiro”, ressalta o autor da propositura.
Gratidão
O Ministro agradeceu a homenagem e os elogios: “é gratificante para um homem que adora a agricultura, ser considerado filho da cidade que é a Morada do Sol. Me sinto honrado”.