Etecs apresentam novidades para o Vestibulinho do primeiro semestre de 2025

Quatro cursos inéditos estão disponíveis para Escolas Técnicas Estaduais da Capital e de Carapicuíba; inscrições para o processo seletivo estão abertas até as 15 horas de 26 de novembro

O Centro Paula Souza (CPS) apresenta quatro cursos inéditos para o processo seletivo das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) do primeiro semestre de 2025. As novas opções, duas Especializações Técnicas, um curso de Ensino Médio integrado ao Técnico e um curso da Articulação da Formação Profissional Média e Superior (AMS), estão com vagas abertas para unidades da Capital e Carapicuíba.

Abaixo estão relacionadas cada uma das novas formações, unidades, quantidades de vagas e possíveis áreas de atuação:

AMS em Agenciamento de Viagem – Gestão de Turismo

O curso é ofertado pela primeira vez no formato AMS, a verticalização curricular do CPS. São 40 vagas, para o período da tarde, na Etec Carlos de Campos, localizada na região central da Capital.

Além da grade comum curricular, o aluno terá 200 horas de aulas de contextualização profissional e conteúdos dos Ensino Técnico. Nesta opção o candidato aprenderá a traçar roteiros turísticos e a acompanhar turistas durante uma viagem, garantindo a qualidade da experiência e a satisfação do cliente. O curso também capacita o estudante a realizar cotação de viagens e trabalhar como consultor de destinos, o que amplia as possibilidades de atuação no mercado de turismo.

Após concluir o Ensino Médio integrado ao Técnico, quem optar por esta formação poderá atuar em agências de turismo, empresas de eventos, restaurantes e como autônomo, ao mesmo tempo em que termina a etapa do Ensino Superior em Gestão de Turismo.

Ensino Médio Integrado ao Técnico em Publicidade

Com foco na comunicação em diversas mídias, o Ensino Médio integrado ao Técnico em Publicidade, será ministrado à noite, na Etec de Carapicuíba e na Etec Jornalista Roberto Marinho, localizada na Zona Sul da Capital. São 40 vagas para cada unidade.

A formação prepara profissionais para o desenvolvimento de campanhas publicitárias em diferentes plataformas, como redes sociais, televisão, rádio e mídia online e impressa. O estudante também poderá desenvolver habilidades para criar projetos de comunicação, prospectar e organizar dados para estudos de imagens e elaborar relatórios com métricas de audiência em diversas plataformas.

Ao finalizar os três anos de curso, o profissional poderá trabalhar em agências de publicidade, consultorias, produtoras de filmes e prestação de serviços para influenciadores digitais, por exemplo.

Especializações Técnicas em Gastronomia Internacional

Com carga horária de 240 horas, a Especialização Técnica em Gastronomia Internacional será oferecida na Etec Santa Ifigênia, na região central da Capital. Para ingressar, é necessário que o candidato tenha concluído o curso técnico em Cozinha ou Gastronomia.

O curso aborda técnicas de corte, cocção e conservação de alimentos de diferentes países. Serão desenvolvidas habilidades que permitem ao aluno conhecer e aplicar métodos específicos para cada tipo de culinária. A formação também capacitará o técnico para colaborar na elaboração e revisão de cardápios temáticos, utilizando ingredientes de diversos países.

Após a conclusão do curso, o profissional poderá atuar em bares, buffets, restaurantes, cruzeiros marítimos, cozinhas industriais e hospitalares, entre outros.

Especialização Técnica em Danças a Dois

A especialização técnica em Danças a Dois tem carga horária de 500 horas, com aulas na Etec de Artes, localizada na zona norte da Capital. Para ingressar, é necessário ter concluído o curso técnico em Dança, Teatro ou Eventos.

A especialização prepara o profissional para planejar e organizar aulas, bailes e eventos relacionados à dança de salão. O aluno aprenderá ainda treino das corporalidades e de técnicas de dança a dois, considerando os contextos culturais de cada estilo. O curso também fornece conhecimento sobre a diversidade de nichos de atuação, produtos e serviços demandados pelo público dançante.

Após a conclusão da formação, o especialista poderá atuar em escolas de dança, equipamentos culturais públicos e privados, empresas de eventos e recreação, como navios, clubes, ONGs, festas e shows.

Expansão da oferta

Cursos já existentes em outras unidades também passam a integrar as formações disponibilizadas pelas Etecs. Ao todo, as unidades ofertam 256 cursos: 117 cursos técnicos, 94 cursos de Ensino Médio integrado ao Técnico, 10 cursos AMS e 35 especializações técnicas. Com foco em inovação e nas melhores práticas pedagógicas, os currículos são constantemente atualizados para atender aos avanços e às demandas do mercado de trabalho. As informações sobre cursos, vagas e unidades participantes estão disponíveis no site vestibulinhoetec.com.br/unidades-cursos.

Vestibulinho das Etecs

As inscrições para o processo seletivo das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) do Centro Paula Souza (CPS) estão abertas até o dia 26 de novembro, às 15 horas, pelo site vestibulinhoetec.com.br. O exame é o meio de acesso às mais de 92 mil vagas de Ensino Médio, Médio integrado ao Técnico, Articulação da Formação Profissional Média e Superior (AMS), cursos técnicos e Especializações Técnicas, distribuídas entre as unidades localizadas em todas as regiões do Estado de São Paulo.

O calendário completo do Vestibulinho das Etecs pode ser consultado na internet.

Outras informações pelos telefones (11) 3471-4071 (Capital e Grande São Paulo) e 0800-772 2829 (demais localidades) ou pela internet www.vestibulinhoetec.com.br

Sobre o Centro Paula Souza – Autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, o Centro Paula Souza (CPS) administra as Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e as Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, além das classes descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos, sob supervisão de uma Etec –, em mais de 340 municípios. As Etecs atendem mais de 226 mil alunos nos Ensinos Técnico, Integrado e Médio. Nas Fatecs, o número de matriculados nos cursos de graduação tecnológica supera 91 mil estudantes. Além dos cursos técnicos e superiores de tecnologia, a instituição oferece Formação Continuada e Pós-graduação (stricto sensu e lato sensu).

(Assessoria de Comunicação do Centro Paula Souza)

Foto: Roberto Sungi

Compartilhe :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ãh? Repete o que você falou? Veja como identificar os primeiros sinais de perda auditiva

Etecs apresentam novidades para o Vestibulinho do primeiro semestre de 2025

O Verão está chegando: Dermatologista alerta sobre a importância dos cuidados com a pele na estação

Proposta de fim da jornada de trabalho 6×1 será debatida em audiência na Câmara

Vaga de Oficial de Manutenção

CATEGORIAS