N/A

Essas mulheres maravilhosas

Valter Merlos (*)

O Dia Internacional da Mulher nos leva a refletir sobre o seu extraordinário desempenho no mundo atual. E dizer que tudo começou no distante 8 de março de 1857, em homenagem a 129 operárias que morreram queimadas numa ação da polícia para conter uma manifestação numa fábrica de tecidos, parece utopia. Essas mulheres estavam pedindo a diminuição da jornada de trabalho de 14 para 10 horas por dia e o direito à licença-maternidade. Porém, continua longo o caminho das mulheres em busca de respeito à sua dignidade pessoal, social e profissional. Longo, mesmo.

É verdade que muita coisa mudou nestes 149 anos, mas ainda assim, é importante que como dirigente classista e empresário, sempre façamos uma reflexão sobre o papel da mulher e suas ações, pois passado todo esse tempo a mulher criou suas próprias propostas visando promover a sua conscientização política num contexto mais amplo, oferecendo a possibilidade de uma atuação consciente e uma participação ativa nas mudanças que ocorrem nos mais diversos segmentos do país.

A mulher elevou-se em todos os setores. Sabemos disso. Estabeleceu normas com o objetivo de criar consciência e desenvolvimento cultural, expandindo e propiciando o acesso a diversas manifestações culturais e possibilitando o debate com os criadores e produtores da cultura da atualidade ou estudiosos de nossa herança cultural.

Além disso, o que vemos na atualidade é a mulher ocupando todos os espaços: magistratura, medicina, odontologia, segurança pública… até mesmo no futebol, exercendo a função de atleta ou participante do trio de arbitragem, atividade até então, que competia apenas ao homem.

No comércio, na indústria, na prestação de serviços, elas se juntam as profissionais liberais e formam enorme frente empreendedora, tornando-se força produtiva reconhecida e com enorme potencial de liderança. Em sendo empreendedoras, através de informações e constante atualização sobre o mercado, elas vão mais adiante com parcerias inovadoras, criando entre elas, intercâmbio de experiências que as elevam e as consolidam no trabalho.

Esta formidável atuação das mulheres e o seu crescimento profissional nos levaram no ano passado a implantar em nossa ACIA, o Conselho das Mulheres Empreendedoras, tendo como principais objetivos – união, e, promoção do fortalecimento com a conseqüente capacitação e aperfeiçoamento da mulher empreendedora, e também o incentivo da integração da mulher em atividades empresariais, participando e promovendo eventos de cunho empresarial, político e social, firmando convênios e parcerias com entidades ou órgãos similares, para a realização de seus objetivos.

Pelo seu dia e suas realizações, essas maravilhosas mulheres merecem o nosso aplauso e eterno reconhecimento, pois as ações que desenvolvem nos levam acreditar sempre no notável valor do ser humano. Ao cumprimentarmos as mulheres empreendedoras que fazem parte da ACIA, por extensão saudamos todas as mulheres do mundo, que pela força do seu encanto, aliam beleza e sabedoria, evitando que o próprio universo perca sua essência e naturalidade.

(*) E empresário e presidente da Associação Comercial e Industrial de Araraquara.

Compartilhe :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Agenda Esportiva

Audiência Pública debaterá regra sobre ano de fabricação de carros de aplicativo

Show nesta sexta-feira no Sesc Araraquara

Espetáculo de teatro neste sábado no Sesc Araraquara

Show neste domingo no Sesc Araraquara

CATEGORIAS