Espetáculo “A Doce Valente” será apresentado para alunos das instituições participantes do programa Oficinas Culturais Municipais

0
364

Acessível para deficientes físicos e auditivos, espetáculo teatral terá sessão dupla, no próximo dia 06, no Sesc Araraquara, atendendo exclusivamente os alunos do programa

Os alunos das instituições filantrópicas participantes do Programa de Oficinas Culturais do Município, na próxima quarta-feira, 06 de julho, irão prestigiar o espetáculo teatral infanto-juvenil “A Doce Valente”, no Sesc Araraquara. Com sessão dupla (9h30 e 15h), a atividade gratuita, é acessível para deficientes físicos e auditivos e atenderá exclusivamente os alunos das seguintes instituições: Centro de Convivência Nossa Senhora das Mercês, Lar Juvenil – Salesianos, Lar Rita Maria de Jesus e Cristo Rei.

Refletindo sobre a virtude da fortaleza, a história aborda de maneira lúdica o Diabetes tipo 1 ao dividir com os leitores as peripécias de Catina, que se descobre com a doença ainda na infância.

Dados do Ministério da Saúde apontam que, em 2020, pouco mais de 1 milhão de crianças, jovens e adolescentes com menos de 20 anos apresentaram sintomas da patologia. Apesar de a doença não ser o foco, é a partir dela que a personagem se desenvolve na trama que figurou primeiro nas páginas do segundo livro infantojuvenil de Sandra Sahd.

Baseada em fatos reais, a escritora campineira – que já tem 16 obras publicadas – coloca no livro memórias da própria infância mesclando com os insights que teve com a Catina da vida real. “Apesar de saber que o consumo de açúcar durante a infância é regulado pela família, essa é a fase em que estamos descobrindo os sabores e o doce tende a estar presente. Quando conheci a menina, entendi o quanto ela precisou ressignificar sua relação com o açúcar e o quanto teve que ser forte para entender e se posicionar diante da sua condição. Pensei nas centenas de outras crianças que podem precisar de um incentivo a mais para atravessar esse obstáculo e, então, resolvi dividir essa experiência em livro”, conta ela.

Na história, Catina passa a infância na chácara da família, onde se mantém uma pequena fabriqueta de doces dirigida pela vovó Mafalda e o vovô Camafeu. Com a ajuda de seu amigo imaginário personificado no amuleto que tem cabeça de gelo, coração de fogo e braços de ferro, Catina desenvolve sua fortaleza. É a partir dessa virtude que ela consegue mostrar a todos sua paixão pela vida, mesmo diante das adversidades.

Ao final de cada sessão haverá distribuição do livro no qual se baseia a peça, como forma de incentivo à leitura.

A circulação do espetáculo “A Doce Valente”, que já esteve em Lins e Pindamonhangaba, passa ainda por Araras e Lorena. Viabilizada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com realização do Ministério do Turismo (via Secretaria Especial da Cultura) e de Sandra Sahd, o projeto é patrocinado pela GEA Equipamentos e Soluções Ltda e conta com produção da Cacho de Ideias. Em Araraquara, a peça recebe apoio do SESC e da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart.

SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.