Sessão Solene do Diploma Mérito Escoteiro 2023 foi realizada na noite de quinta-feira (27), no Plenário do Legislativo

Os escoteiros de Araraquara que mais se destacaram no ano passado receberam o Diploma Mérito Escoteiro 2023, em Sessão Solene da Câmara Municipal, na noite de quinta-feira (27). A homenagem foi instituída pela Lei Municipal nº 9.818/2019, de autoria do vereador Rafael de Angeli (PSDB), que presidiu a sessão.

O Diploma Mérito Escoteiro é uma homenagem a ser concedida anualmente a personalidades escoteiras jovens ou adultas de cada grupo de escotismo existente em Araraquara, em reconhecimento pelo espírito escoteiro, aprendizado ou trabalho voluntário em prol da comunidade ou do grupo escoteiro.

Vale destacar que, além do Diploma Mérito Escoteiro, outra lei instituída em âmbito municipal também reconhece a atuação desse movimento: por meio da Lei nº 6.870/2008, de autoria do então vereador José Carlos Porsani, o Dia do Escoteiro é celebrado em 23 de abril.

Rafael de Angeli afirmou que seu trabalho parlamentar o reaproximou do movimento escoteiro, do qual fez parte quando criança. “Pude perceber o quanto o trabalho de cada um de vocês, jovens escoteiros, é essencial. Seja no desenvolvimento humano, nas ações em benefício da comunidade, do meio ambiente, da cidadania, do diálogo, da representatividade e do companheirismo. São tantos benefícios que é difícil não reconhecer e valorizar a dedicação de cada um de vocês que, por meio do escotismo, busca fazer um mundo melhor”, enalteceu o vereador.

O presidente de escotismo do Grupo Escoteiro Morada do Sol, Valnei Pinotti, falou sobre as características que o escoteiro deve ter. “Ser escoteiro não é só montar uma barraca no meio do mato, fazer uma fogueira, unir-se em um momento agradável. É ouvir sempre os mais velhos, pensar primeiro nos outros, estar sempre de olhos e ouvidos abertos. Estar sempre alegre. Dizer sempre a verdade, ter honra, ser leal e praticar uma boa ação. Ser irmão dos demais escoteiros. Ser cortês e bom para os animais e as plantas. Ser obediente e disciplinado. Ser limpo de corpo e alma”, declarou.

O presidente de escotismo do Grupo Escoteiro Araraquara “José Luiz Torquato” e Comissário Adjunto do 26º Distrito Escoteiro de São Paulo, Danilo Borsari, destacou que Araraquara é pioneira no escotismo, com a criação do primeiro grupo há mais de cem anos — no momento, são dois grupos ativos. Ele parabenizou os homenageados. “Nós gostaríamos de entregar esse diploma para os quase 300 escoteiros que temos em Araraquara, mas temos certeza que os integrantes de cada ramo estão muito bem representados aqui”, afirmou Borsari.

Duas escoteiras falaram em nome dos agraciados com o diploma. “É uma condecoração de algo muito significativo na minha vida. Não consigo pensar em mim, hoje em dia, sem ser escoteira. É parte de quem fui ontem, de quem sou hoje e de quem eu serei amanhã”, declarou Maria Eduarda Marques da Silva, do Grupo Escoteiro Morada do Sol.

“Estou no grupo escoteiro desde os 7 anos de idade. No início de abril, completaram-se 11 anos que faço parte do movimento escoteiro. Vivi todas as fases da minha vida, até o momento, dentro desse universo de acampamentos, ajudar o próximo, lutar por um mundo e por pessoas melhores. Universo que me encanta até os dias de hoje”, disse Maria Eduarda Di Domenico Bento, do Grupo Escoteiro “José Luiz Torquato”.

Homenageados
Cinco integrantes do Grupo Escoteiro Morada do Sol foram homenageados: Sophia Maria Ribeiro Rangel (categoria Jovem Lobinho), Alana de Oliveira Martins (categoria Jovem Escoteiro), Maria Eduarda Marques da Silva (categoria Jovem Sênior), Osvaldo Tucci Neto (categoria Adulto Voluntário Escotista) e Marcelo Augusto (categoria Adulto Voluntário Dirigente).

Pelo Grupo Escoteiro Araraquara “José Luiz Torquato”, seis representantes receberam o diploma: Daniel Antônio Pereira da Silva (categoria Jovem Lobinho), Ana Beatriz Antonelli da Silva (categoria Jovem Escoteiro), André Campanholo Paschoalini (categoria Jovem Sênior), Maria Clara Bruschi (categoria Jovem Pioneiro), Pércio Primo Gandolfi (categoria Adulto Voluntário Escotista) e Danilo Henrique Borsari (categoria Adulto Voluntário Dirigente).

A Sessão Solene foi transmitida ao vivo pela TV Câmara de Araraquara e continua disponível para visualização pelo YouTube e pelo Facebook.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.