Escolas participam de primeiro ensaio para sessão oficial do Parlamento Jovem 

0
307

Durante encontro na tarde da segunda-feira (20) também foram definidos os alunos que irão compor a mesa dos trabalhos 

Os alunos das 18 escolas selecionadas para apresentarem suas propostas na sessão oficial do Parlamento Jovem, organizado pela Escola do Legislativo (EL) da Câmara Municipal de Araraquara, estiveram no Plenário da Casa de Leis na tarde da segunda-feira (20) para a realização do primeiro ensaio. A sessão acontece na próxima quinta-feira (23), a partir das 15 horas, com transmissão da TV Câmara.

Durante o encontro, os jovens escolheram quem fará parte da mesa dos trabalhos – presidente, vice-presidente, primeiro e segundo secretários. Os alunos também estiveram nos gabinetes dos vereadores “padrinhos” para orientações de como fazer a apresentação de seus projetos, indicações e requerimentos. O sorteio dos padrinhos aconteceu antes da Sessão Ordinária do dia 14 de junho.

Eleita presidenta, Laura Haga Calvo, aluna do Pueri Domus, entendeu a experiência como marcante. “Gostei muito do que tive aqui hoje. Estou animada para o dia oficial. Fiquei muito feliz por ser eleita e estou bem animada para exercer meu cargo com tudo o que puder. Pretendo organizar muito bem e fazer valer a pena cada voto que ganhei.”

Para a vice, Sophia Costa Oliveira, do Externato Santa Terezinha, a experiência foi diferente. “Foi muito legal, aprendi muito sobre a política, conheci várias outras pessoas, outros projetos de lei, foi maravilhoso.” Ela ficou feliz por ter sido escolhida também. “Espero aproveitar mais, aprender mais e ajudar a ter um resultado bom nesse projeto”, completou.

Maria Luiza dos Anjos, aluna da Escola Estadual “Prof. Augusto da Silva Cesar”, eleita como primeira secretária, gostou de participar do ensaio. “Foi bastante intenso para mim porque, por mais que esteja acostumada a falar com os outros, na hora dá aquela insegurança. Só que depois que falei estava ouvindo as propostas dos outros, vi que tivemos bastante ideias e bastante pessoas pensam igual a mim. E participar da mesa dá aquela emoção, estar aqui para representá-los, gostei bastante.”

Escolhido como segundo secretário, Mathias Gabriel Ribeiro, da Escola Estadual “João Manoel do Amaral”, disse que estava nervoso inicialmente. “Normal porque era algo muito novo, mas foi algo muito gratificante, que realmente gostei, inclusive participar da eleição. Estou muito confiante.”

Na tarde da quarta-feira (22), acontece o segundo e último ensaio no Plenário da Câmara Municipal.

(Comunicação Social – Câmara Municipal de Araraquara)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.