Escola do Legislativo promove podcast sobre Proclamação da República do Brasil 

0
226

Em parceria com a socióloga Aline Michele Nascimento Augustinho, cinco episódios sobre o tema estão sendo disponibilizados gratuitamente ao público. Confira! 

“Educação para a cidadania” e “Aproximação entre comunidade e Poder Público”: esses são os principais eixos de atuação da Escola do Legislativo (EL). Por isso, em parceria com a socióloga Aline Michele Nascimento Augustinho, foram produzidos cinco podcasts, entre os dias 13 e 17 de novembro, com o tema “Proclamação da República do Brasil”. O conteúdo pode ser conferido gratuitamente neste link.

O objetivo da iniciativa é trazer à tona a riqueza e a história por trás da Proclamação da República do Brasil e informar sobre o processo que envolveu esse fato e o vínculo entre essa nova forma de Estado e os brasileiros, bem como as consequências dessa mudança.

Programação: 

Podcast 1. Para entender a proclamação 

Aborda os elementos básicos da proclamação de forma didática: o que foi, quando, como e por que aconteceu.

Podcast 2. Os bastidores da proclamação. 

Quando se pensa na proclamação da República, é comum que se considere apenas a manhã do dia 15 de novembro, quando o marechal Deodoro da Fonseca toma o poder e o imperador Dom Pedro II aceita sua nova realidade e decide deixar o país pacificamente. Mas o que acontece antes dessa manhã é o que saberemos no podcast!

Podcast 3. A formação das almas 

Se quando um filho nasce, nasce também uma mãe, quando um tipo de Estado nasce, nasce também uma nova nação. Com a proclamação da República, o Estado brasileiro procurou direcionar a formação de vínculos de pertencimento pela nacionalidade, que era agora baseada na independência, autonomia e liberdade. Esse podcast busca respaldo na análise historiográfica produzida por José Murilo de Carvalho.

Podcast 4. A nação positivista 

Se você aprendeu que, na bandeira brasileira, o verde representa as matas, o amarelo, o ouro, e as estrelas, o Cruzeiro do Sul… é melhor repensar! Desse contexto, só a presença do Cruzeiro do Sul realmente está correta. A bandeira brasileira, após a proclamação, teve diferentes versões, mas sempre se tratou da representação de um novo contexto construído pela proclamação: a nação republicana. Essa nação se orientava então pela filosofia positivista, e isso se mostra no lema escolhido: “Ordem e Progresso”.

Podcast 5. A formação da República 

Nesse podcast, serão abordados os símbolos retomados ou criados para a difusão das ideias de pertencimento e nacionalidade republicana: das artes às personalidades políticas.

(Setor de Imprensa – Câmara Municipal de Araraquara)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.