A iniciativa conta com a participação da psicóloga Simoni de Cássia Haddad Penteado
O crescimento acelerado da população idosa é realidade no Brasil. A previsão do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é de que, em 2030, haverá mais brasileiros com idade superior a 60 anos do que crianças. Dados de 2022 apontam que o país tem 22 milhões de pessoas com 65 anos. A expectativa é de que em 2060 o número de idosos chegue a 58 milhões.
Foi pensando nisso que a Escola do Legislativo (EL) da Câmara Municipal de Araraquara, em conformidade com a Resolução n° 519/2023, criou o Fórum Municipal da Melhor Idade e Idosos e está promovendo o podcast “Envelhecendo com qualidade: Desafios e Oportunidades”.
Neste episódio, o 15º, a Escola do Legislativo busca empoderar os ouvintes a abraçar o envelhecimento com uma perspectiva positiva e ativa, oferecendo dicas práticas e estratégias para que todos se preparem para envelhecer de forma saudável, tanto física quanto mentalmente.
A iniciativa conta com a participação da psicóloga Simoni de Cássia Haddad Penteado, mestre em educação especial, coordenadora do curso de Psicologia da Uniara e professora de Psicogerontologia na universidade, que explicou as tendências e fatores influenciadores na expectativa de vida dos brasileiros e nas políticas públicas referentes à melhor idade.
Simoni também abordou aspectos psicossociais do envelhecimento e de que forma isso afeta os papéis sociais, como trabalho, aposentadoria e lazer. Outro tópico discutido no podcast diz respeito à importância da socialização e das conexões sociais para a saúde mental e a qualidade de vida na terceira idade.
O podcast está disponível no canal da TV Câmara e no Spotify da EL.
(Setor de Imprensa – Câmara Municipal de Araraquara)