Equipe de Educação do Controle de Vetores realiza ações no CAIC do Vale do Sol e Emef Gilda, no Indaiá

0
405

Também fazem parte do trabalho das equipes vistorias em empresas e reuniões para implantação do programa brigadistas da dengue

 

 

A Equipe de Educação do Controle de Vetores de Araraquara, da Secretaria Municipal de Saúde, esteve na manhã desta sexta-feira (10), na escola de ensino fundamental integral do CAIC Ricardo Monteiro, no Vale do Sol, e, no período da tarde, na EMEF Gilda Rocha de Mello e Souza, no Jardim Indaiá, para dar continuidade às atividades educativas que vêm sendo feitas nas escolas das redes pública e privada de Araraquara e que têm como foco a divulgação de ações de combate à dengue.

 

No período da manhã, as equipes ministraram palestra para os alunos do integral do CAIC Vale do Sol, além da apresentação de material didático. À tarde, as equipes retornaram EMEF Gilda, onde já haviam ministrado palestra, para realizar atividades com a turma de Agentes Mirins de Combate à Dengue.

 

Além da exposição de material didático, os alunos da escola integral realizaram uma apresentação teatral, intitulada “Como combater a dengue”, depois participaram de uma passeata pelo bairro com panfletagem, orientando os moradores sobre os cuidados que devem ser tomados para eliminar criadouros do Aedes aegypti e evitar a transmissão da dengue.

 

Todos receberam um adesivo, simbolizando a conclusão do treinamento.

 

O objetivo do programa é informar e orientar os alunos sobre o problema da dengue, para que eles sejam replicadores das ações de combate, na escola e no dia a dia. Para isso, as equipes vão até a escola uma primeira vez, com palestra e exposição, e depois voltam para colocar em prática, com as crianças, tudo que foi explicado na primeira abordagem.

 

As equipes treinam os alunos para que eles possam identificar criadouros e coletar larvas, com o uso de pipetas. O que é coletado nessas ações, é encaminhado para análise no laboratório do Controle de Vetores, segundo Débora Baggio, supervisora da Equipe de Educação do Controle de Vetores e da equipe Imóveis Especiais (IE).

 

A agenda da semana das equipes de IE e de Educação incluiu, na quinta-feira (9), uma vistoria na fábrica Piracanjuba e a primeira reunião para implantação do programa de brigadistas da dengue na empresa, cuja finalidade é treinar funcionários para que eles realizem vistorias semanais na unidade, auxiliando o trabalho dos agentes.

 

E as ações prosseguem na próxima semana, na segunda-feira (13), com palestra e reunião para implantação do programa brigadistas na empresa gás Brasiliano. Ainda na segunda-feira, à tarde, as equipes retornam à escola Integral CAIC Vale do Sol. Na terça-feira (14), será realizada Santa Casa de Misericórdia e na quarta-feira (15), na fábrica Lupo, também com reunião para implantação do programa de brigadistas.

 

 

 


SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

CONTATO
Telefone: (16) 3301-5000 – ramais: 5237/5124/5284/5063
Rua São Bento, 840 – 4º andar – Centro
Araraquara – SP – Cep: 14.801-300

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.