Professor Dr. Luiz Felipe Cabral Mauro fala dos serviços oferecidos pela Uniara e planos de novos cursos. Salienta que atendeu solicitação do mercado de construção civil para lançar vestibular de meio de ano para Curso de Engenharia.
JA – Uniara cresceu bastante nos últimos anos. Como é tomada a decisão de se lançar cursos no Centro Universitário?
Prof. Luiz Felipe Depende de vários fatores, geralmente fazemos pesquisas de mercado para tentar identificar as necessidades da nossa região. Outras vezes é a própria comunidade que solicita novos cursos. Agora, por exemplo, faremos um vestibular em julho para oferecer apenas o curso de Engenharia Civil. Foi uma solicitação das construtoras, do mercado local e regional, uma vez que falta muita mão de obra especializada nessa área.
JA – E no futuro quais cursos estão planejados?
Prof. Luiz Felipe Nós temos na estrada que vai para Bueno de Andrada o Instituto de Biotecnologia onde são desenvolvidas atividades do curso de Engenharia Agronômica. É natural que estimulemos a criação de cursos voltados para o agronegócio, mas só o tempo dirá. Outra área em expansão é a da Tecnologia da Informação. O MEC acaba de reconhecer, com uma nota excelente, nota 4 de uma escala que vai até 5, o curso de Design Digital. É um curso de perfil único no interior do Estado, numa área de grande expansão.
JA – A presença da Uniara é muito forte na cidade.
Prof. Luiz Felipe – Certamente. Temos orgulho de ter formado muitos profissionais que, hoje, se destacam nas suas áreas de atuação. Recebemos sempre notícias de nossos ex-alunos falando do seu sucesso em várias regiões do país e também no exterior. Mas o que nos orgulha muito é o trabalho de extensão de serviços à comunidade, em várias áreas, mas na saúde em particular: odontologia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, psicologia, muitas outras. Damos um atendimento de alto nível, de primeiro mundo, a um público que precisa disso. A Santa Casa, é exemplar: vários estagiários nossos, de Medicina, Enfermagem, estão mudando a maneira do paciente ser tratado em hospital. O paciente recebe, além dos cuidados, atenção e carinho. Isso é tão importante quanto os cuidados de saúde.