O coordenador e professor do curso de Engenharia Civil, Osmar Barros Junior, foi empossado como Conselheiro Federal, representando as Instituições de Ensino Superior do Grupo de Engenharia, no Conselho Federal de Engenharia e Agronomia Confea, em Brasília.
O conselho é a última instância a que um profissional pode recorrer para ter os seus direitos. "Mais que isso, é quem estabelece as normas do regulamento da profissão de engenharia. A regulamentação é uma defesa dos cidadãos, e o Conselho é onde a sociedade está sendo defendida por meio da fiscalização do exercício profissional. Existem os Conselhos Regionais e tem o conselho federal, que cuida de tudo isso", explica.
Tarefas
Barros Junior afirma que em sua função fará análise de processos de cursos de engenharia. "O Confea trabalha com o Ministério da Educação, por exemplo, no sentido de analisar um curso novo que precisa ser reconhecido, verificar se as atribuições estão de acordo com o que a lei prevê e o que o egresso poderá exercer depois de formado.
Orgulho
"Ser conselheiro federal é um orgulho porque são poucos, e não é todo estado que tem representante. Tenho mais dois anos de mandato. Para a Uniara ter essa proximidade e ter alguém que participa desses estudos e desses grupos é muito importante.
Alunos
Para alunos é muito importante ter alguém no Conselho. Mesmo com as informações disponíveis para quem tiver interesse, eles têm um contato maior com elas. É realização para mim", finaliza o novo Conselheiro Osmar Barros Júnior.