Encontro sobre cooperativismo encerra o Mês “Elza Soares”

0
457
Roda de conversa com mulheres de cooperativas de Araraquara será realizada nesta terça-feira (29) no Restaurante Popular I
 
Nesta terça-feira (29), às 15h, o Restaurante Popular I, que fica na Rua Nove de Julho, 3319, na Vila José Bonifácio, receberá um café da tarde e uma roda de conversa sobre cooperativismo. As cooperativas que participarão do evento são Panelas Unidas, Costura e Arte, Acácia e Vitória Multisserviços, e o público-alvo é composto por beneficiárias dos programas sociais da Prefeitura de Araraquara, em especial o Bolsa Cidadania. A atividade é promovida pela Secretaria Municipal do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo, através da Coordenadoria de Trabalho e Economia Criativa e Solidária, e também pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social.

A secretária da Assistência e Desenvolvimento Social, Jacqueline Barbosa, salienta que a interação é importante para o crescimento profissional das participantes. “Esse encontro é uma oportunidade das mulheres beneficiárias dos programas sociais que temos na Prefeitura dialogarem com outras mulheres que já passaram pelos programas municipais, cuja experiência colaborou para que hoje elas estejam à frente de algumas cooperativas. Hoje essas mulheres estão trabalhando, atuando e gerando renda para um outro coletivo de mulheres. O foco principal do evento é a troca de experiências para que mulheres possam auxiliar outras mulheres e conversarem sobre os caminhos possíveis para geração de renda e autonomia dentro dessa vivência de superação da vulnerabilidade social”, acrescentou.

Camila Capacle, coordenadora de Trabalho e Economia Criativa e Solidária, avalia a relevância do encontro para aproximadamente 250 beneficiárias do Bolsa Cidadania. “O Bolsa Cidadania é um importante programa de transferência de renda para combate à fome e incentivo à inclusão social e produtiva. Seu público é majoritariamente formado por mulheres responsáveis pelos cuidados dos filhos e economicamente por suas famílias. O café da tarde e roda de conversa que reunirá as beneficiárias do Bolsa Cidadania com as líderes de cooperativas de Araraquara será um momento especial em que essas lideranças femininas poderão contar suas histórias de luta e de organização do trabalho coletivo e como isso gera autonomia e empoderamento feminino. Será um momento de troca de experiências importante para construir portas para o futuros e janelas de oportunidades para as beneficiárias”, explicou.

Esta terça-feira é o último dia do Mês “Elza Soares”, que presta homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março. A agenda contou, ao longo do mês de março, com diversas atividades culturais, oficina de capacitação, corrida de rua, entre outras atrações oferecidas pela Prefeitura de Araraquara, através da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Participação Popular e pelo Centro de Referência da Mulher.

Também nesta terça, será realizada uma roda de conversa e sensibilização sobre a vida da cantora Elza Soares e os desafios de ser mulher. Essa atividade, que já passou pelo Yolanda Ópice, Valle Verde, Cecap, Jardim Águas do Paiol, Jardim São Rafael II, Parque das Hortênsias, Jardim Iedda e Selmi Dei II, será realizada nesta terça, às 9h, no CRAS “Junia Maria De Santi Alves”, no Jardim Maria Luiza.

 
SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.