Encontro Nacional de Capoeira é sucesso em Araraquara

0
447
Equipe da Fundesport conquistou oito medalhas no evento realizado no último final de semana

Com apoio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer e da Secretaria Municipal de Cultura, Araraquara sediou no último final de semana o 19º Encontro Nacional de Capoeira, evento que contou com a organização da Associação de Capoeira Sol da Liberdade (Acasol) e que desenvolveu diversas atividades em sua programação. O encontro contou com participantes de diversos estados como São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Maranhão e Distrito Federal.

Além do caráter competitivo com o torneio que reuniu 80 atletas, o encontro foi composto por apresentações na Praça Santa Cruz, formatura na Escola Estadual Bento de Abreu (EEBA), oficinas e palestras na sede da Acasol.

O torneio esportivo teve a presença de participantes de municípios como Matão, Dobrada, Tabatinga, Ibitinga, Itápolis, São José do Rio Preto, Piracicaba, Santa Eudóxia (distrito de São Carlos) e São Paulo. A equipe da Fundesport participou da competição com 15 atletas e conquistou oito medalhas, sendo três de ouro, duas de prata e três de bronze. Na categoria juvenil foram 53 inscritos e Araraquara conquistou seis medalhas.

José Gomes Sobrinho, o Mestre Zezinho, técnico de capoeira da Fundesport, explica que a equipe precisou poupar alguns atletas. “Como este modelo de competição exige muito do condicionamento físico dos atletas, além da parte técnica, alguns atletas da equipe adulto da Fundesport que se encontram em recuperação de lesões, mesmo que leve, não participaram, priorizando assim os Jogos Regionais do município, que acontecerão em breve”, salienta.

Conforme decidido no congresso técnico, a competição contou apenas com duas categorias de peso no adulto masculino por conta da baixa adesão de atletas nessa modalidade. Nessa categoria, a competição contou com 20 atletas e Araraquara conquistou duas medalhas.

Já a categoria feminina adulto não teve inscritos, já que nenhum município participante trouxe atletas a Araraquara. “O motivo talvez seja pelas regras estabelecidas, o que influenciou a pouca adesão. Atletas de equipe de rendimento precisam estar preparados para competições em todos os formatos, mas a modalidade é carente em torneios e é preciso a promoção por parte de federações, ligas e ou associações, para assim os atletas participarem com mais frequência em competições”, comentou o mestre Zezinho.

RESULTADOS DO TORNEIO

Categoria Juvenil Masculino – 10 a 12 anos
1°-  Nicolas F. Sousa – Araraquara
2° – Gabriel M. Pimentel (Duende) – Ibitinga
3° – Lucas S. Gomes – Araraquara

Categoria 13 a 15 anos
1° – Claudio Silva – Itápolis
2° – Kauã Rodrigo – Dobrada
3° – Natan José – Itápolis

Categoria 16 e 17 anos
1° – João Pedro – Araraquara
2° – Gustavo Santos – São Paulo
3°- Carlos Daniel – Santa Eudóxia

Categoria Juvenil Feminino – 10 a 12 anos
1° – Naiane – Dobrada
2° – Tauane S. Gomes – Araraquara
3° – Sofia Delforno – Araraquara

Categoria 13 a 15 anos
1° – Natiele Miqueleti – Araraquara
2° – Emily Silva – Dobrada
Obs. Nesta categoria participaram somente duas atletas. Não teve atletas inscritos nas categorias 16 a 17 e na categoria feminino adulto

Categoria Masculino Peso leve e médio adulto
1° – José Edson – Dobrada
2° – Willian Pimentel – Ibitinga
3° – Adriano Rodrigues – Araraquara

1° – Gilvan Filho – Matão
2° – Marcelo F. Sousa – Araraquara
3° – Manoel Maicon – Dobrada

SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.