A Embraer deve contratar cerca de 500 funcionários até o final do ano, sendo a maior parte das vagas reservada para engenheiros. As informações foram divulgadas pela Gazeta Mercantil, afirmando que as encomendas somam US$ 10 bilhões.
Na unidade de Gavião Peixoto a procura por mão-de-obra continua acelerada. Uma nova turma do Planseq (Plano Setorial de Qualificação) Aeronáutico, programa do Governo Federal para a formação de mão-de-obra local, começa nesta segunda-feira (25). Serão 150 alunos que irão fazer o curso no Senai-Araraquara.
A unidade de Gavião Peixoto é destinada à produção de aviões militares, mas, recentemente assumiu a fabricação de asas para aviões comerciais após a saída da Kawasaki. “Isso também aumentou a demanda por mão-de-obra local”, afirma Ronaldo Sotrate Júnior, agente de treinamento Senai. Além disso, a unidade de Gavião também fabrica estofamentos de aviões.
A primeira turma, de 150 alunos, termina o curso no dia 29 deste mês. Do total, 115 já estão empregados na indústria aeronáutica da região.
O curso tem duração de cinco meses e meio e é dividido em dois módulos. O primeiro é o trainee em produção aeronáutica e o segundo, mais específico, divide-se para os alunos que irão trabalhar na parte elétrica e mecânica.
Todos os participantes são da região de Araraquara e passaram por um processo seletivo neste ano. O pré-requisito exigido foi o de conhecimentos básicos de elétrica e mecânica.
Até o momento, os cursos de qualificação para o setor aeronáutico já capacitaram 753 alunos com segundo grau completo, e cerca de 660 deles, ou 88% do total, já conseguiram colocação no mercado de trabalho do setor, com remuneração média de R$ 1.200,00. (Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Araraquara).