As práticas foram avaliadas por consultores especializados e julgadas por personalidades do mundo jurídico, acadêmico e empresarial que integram a comissão. A premiação valoriza práticas que se revertem em benefício direto da população, aumentando a segurança pública e pacificando a sociedade. É uma realização conjunta da Escola de Direito do Rio de Janeiro da FGV, da Associação dos Magistrados Brasileiros- AMB, do Ministério da Justiça, da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público – CONAMP, da Associação Nacional dos Defensores Públicos – ANADEP, e da Associação Nacional dos Juízes Federais – AJUFE, com apoio da Companhia Vale do Rio Doce.
Os vencedores de cada categoria são escolhidos com base nos critérios de eficiência, qualidade, criatividade, exportabilidade, satisfação do usuário, alcance social e desburocratização.
Além dos representantes de entidades mencionadas, fazem parte da Comissão Julgadora: Ministro Gilmar Ferreira Mendes (Supremo Tribunal Federal), Ministra Fátima Nancy Andrighi (Superior Tribunal de Justiça), Ministro Luiz Fux (Superior Tribunal de Justiça), Ministro Ives Gandra Martins Filho (Presidente do Tribunal Superior do Trabalho), Doutores Aristides Junqueira e Sergio Renault (advogados), Doutor João Geraldo Piquet Carneiro (Presidente do Instituto Helio Beltrão), Doutora Maria Tereza Sadek (Pesquisadora do Centro Brasileiro de Estudos e Pesquisas Judiciais), o Presidente das Organizações Globo, Desembargador Thiago Ribas (Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro) e a Defensora Pública Adriana Burger (Estado do Rio Grande do Sul).
Prêmio Nacional
Na cerimônia de premiação, nesta semana (19), o araraquarense Doutor JOÃO BAPTISTA GALHARDO JUNIOR, Juiz de Direito Criminal e da Infância e Juventude de São Carlos, recebeu o prêmio nacional na categoria “Juiz Individual” entregue pelo Ministro da Justiça, Tarso Genro, no salão negro do Ministério da Justiça, em Brasília. Mais de quinhentas pessoas, entre as quais, autoridades maiores do Brasil.
Mesa principal
Além do Ministro da Justiça e do Secretário da Reforma do Judiciário, Rogério Favreto, sentaram-se à mesa o Ministro Gilmar Ferreira Mendes; o Ministro Ives Gandra Martins Filho; Doutor Sérgio Reanault; Doutor João Geraldo Piquet Carneiro; Doutora Adrina Burger; Doutora Maria Tereza Sadek; Desembargador Thiago Ribas Filho, Presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros, Doutor Mozart Valladares; o Presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público, Doutor José Carlos Cosenzo; o Presidente da Associação Nacional dos Defensores Públicos, Doutor Fernando Calmon Reis; o Presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil, Doutor Walter Nunes (Fundação Getulio Vargas); Professor Carlos Ivan Simonsen Leal e o consultor jurídico da Vale, Doutor Pedro Freitas; e membro do Conselho Nacional da Justiça, Doutor Joaquim Facão Pachá.
Fato gerador
O araraquarense Doutor João Baptista Galhardo Junior foi premiado como “Juiz Individual” com a prática Núcleo de Atendimento Integrado de São Carlos.
Prestígio I
Araraquara foi abraçar o juiz-homenageado com o maior prêmio nacional: Prefeito Edinho Silva, Presidente da Câmara dos Vereadores Edna Martins, Doutor Marcelo Barbieri, Doutor Fernando Passos (representando a direção e corpo discente da UNIARA onde o premiado, Mestre em Direito pela UNESP, é Professor de Direito Empresarial), e Mariana Passos representando os acadêmicos da Uniara.
Prestígio II
São Carlos se fez representar por uma enorme caravana (chefiada pelo Prefeito Newton Lima), Legislativo, OAB e pelo Padre Agnaldo, coordenador do NAI.
Emoção
A família Galhardo ficou bastante comovida com as palavras carinhosas proferidas pelo Doutor José Carlos Cosenzo que disse conhecer pessoalmente a eficiência do trabalho desenvolvido pelo Doutor João Baptista Galhardo Junior. O Doutor José Carlos Cosenzo, jurista de renome nacional, construiu um largo círculo de amizade na região de Araraquara onde foi homenageado com o título de “Cidadão Araraquarense”.