Em 2021, Araraquara investiu mais de R$ 14 mi com lâmpadas LED

0
467

Vereador Lucas Grecco (PSL) questionou valores e razão para demora na troca de lâmpadas queimadas

Apenas em 2021, Araraquara investiu R$ 14.300.744,53 para a troca de 21.669 lâmpadas convencionais por luminárias com tecnologia LED. A informação é da Secretaria de Obras em resposta ao Requerimento nº 68/2022, de autoria do segundo secretário da Mesa Diretora da Câmara Municipal, vereador Lucas Grecco (PSL), protocolado no dia 20 de janeiro.

De acordo com o parlamentar, muitas pessoas o procuraram reclamando da demora na substituição de lâmpadas de LED queimadas. No documento enviado à Prefeitura, Grecco questionou o motivo de tal atraso, além de solicitar informações sobre o valor investido nesse tipo de iluminação em 2021, o total de lâmpadas instaladas no período e sobre a existência de estoque de lâmpadas LED para utilização em caso de necessidade de substituição.

“Foi aprovado um projeto pela Câmara Municipal para que Araraquara seja 100% iluminada com lâmpadas de LED, inclusive com a obrigatoriedade dessa medida para os novos loteamentos e condomínios. Porém, nos bairros que já receberam as instalações, alguns munícipes estão reclamando sobre a demora para a substituição das lâmpadas quando elas queimam”, destacou o parlamentar.

Segundo a Gerência de Instalações Elétricas e Iluminação Pública, os atrasos ocorreram por escassez de produtos no mercado, mas o fornecimento já foi restabelecido e as substituições estão ocorrendo “em tempo condizente com o contrato”. “Houve atrasos nos atendimentos das garantias de luminárias LED devido ao atraso nas entregas do fabricante de luminárias para a empresa contratada, que se deu pela escassez dos chips (componentes da luminária) que são importados da China, apesar de a luminária ser de fabricação nacional”, explica a nota.

Por fim, a administração municipal enfatiza que todas as luminárias LED têm garantia completa de 5 anos, conforme normatizado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), o que não justificaria estoque próprio. Mesmo assim, a Gerência afirma que, na data de 27 de janeiro, a empresa contratada para o serviço dispunha de 500 luminárias em seu estoque para atendimento de garantias solicitadas pela Prefeitura. O governo municipal ainda informa que não há registro de demora superior a 90 dias nos protocolos atendidos via 0800.

SERVIÇO

A solicitação de troca de lâmpadas queimadas em vias públicas deve ser feita de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas, por meio do canal 0800-7701515. A ligação é gratuita e é preciso ter em mãos o endereço completo do local. (Comunicação Social – Câmara Municipal de Araraquara)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.