Colaboração: João Luiz Ultramari
Iniciando o horário eleitoral: Vamos conhecer os currículos dos candidatos, especialmente o que fazem na vida, se conhecem a cidade e analisar suas propostas de trabalho para o futuro da mesma e de sua população (educação, saúde, habitação, segurança, emprego e tantas outras questões). Tudo indica que haverá muitos ataques pessoais, como já está acontecendo nos debates em São Paulo em relação aos candidatos à prefeitura, mas isso é importante para que os eleitores saibam em quem votar.
Precisamos identificar os políticos que devem ser “aposentados” pelo seu voto, seja por estarem ultrapassados, por terem se beneficiado do dinheiro público, participado de esquemas de propina ou favorecido parentes e amigos partidários com cargos públicos. Basta olhar para os órgãos públicos e ver pessoas indicadas para cargos em comissão ou colocadas em empresas prestadoras de serviços para o município, por prefeitos ou por indicação de vereadores. Enfim, é necessário fazer uma “limpeza” nos políticos desonestos e eleger pessoas honestas, que sempre trabalharam em sua vida particular ou para sua cidade e que tenham competência para administrar o município.
É fundamental escolher vereadores que tenham competência para legislar (fazer leis) e fiscalizar o Executivo, e não apenas ficar em seus gabinetes fazendo atendimentos questionáveis para ganhar votos, apoiando projetos dos prefeitos que aumentam os impostos contra a própria população e beneficiam aqueles que “bancam suas campanhas”. Vamos torcer para que as cidades tenham ótimos prefeitos e vereadores.
Estados: Pelo menos estamos vendo algumas pessoas honestas e trabalhadoras fazendo muito pelo seu estado.
Brasil: Lamentavelmente, só ouvimos falar na nova legislação tributária, que vai pesar no bolso das empresas e da população, para cobrir os rombos que estão ocorrendo, como o prejuízo da Petrobras e os gastos absurdos, como a representação do Brasil nas Olimpíadas na França. Agora, o assunto é um ministro que a imprensa resolveu informar que prende muitos brasileiros, políticos e autoridades judiciais, em desrespeito à Constituição, para obter informações da mesma forma que os que por ele foram processados. Resta esperar para ver o que farão nossos poucos representantes e aqueles que apoiam o governo.
Araraquara: Está chegando o seu aniversário no dia 22 de agosto. Na próxima edição, vamos lembrar algumas coisas boas e ruins que aconteceram. Desde já, parabéns, Araraquara, pelos seus 207 anos!