Avaliação positiva, em 2014, conforme o SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica) realizada pela ANA (Avaliação Nacional de Alfabetização) aos municípios que fazem parte do PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa).
Para a secretária de Educação, Telma Domingos Stuchi, a avaliação visa atender a Meta 5 do Plano Nacional de Educação que é alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3º ano do ensino fundamental. "É uma avaliação que dá um parâmetro de como está a nossa educação e se houve melhora. Fico feliz pelos resultados, melhoramos em dois itens: matemática e leitura em Língua Portuguesa. Já a escrita, avaliada pela primeira vez, mais de 90% de nossos alunos foram aprovados".
Referência
Prefeito Antônio Sérgio Trentim diz que os resultados demonstram que a educação, "uma das prioridades de governo", torna-se referência na região. "Assim quero parabenizar professores, coordenadores, orientadores, diretores de escola e a secretaria Telma, pelos resultados. Santa Lúcia está no caminho certo", ressalta Trentim.
Pacto Nacional
A avaliação do SAEB nos municípios visa atender a Meta 5 do Plano Nacional de Educação que tem como proposta "alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3º ano do ensino fundamental". Para isso, o Governo Federal criou o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) que, no município, tem a orientação de Lucimara Marques Luiz e a coordenação de Cristina Santos.