Educadores

Encontro das escolas

A Secretaria da Educação promove, nesta segunda-feira (24), o II Encontro de Educadores das Escolas de Campo de Araraquara. O local: na EMEF do Campo “Hermínio Pagotto”, no Assentamento Bela Vista, uma escola convidada, além das EMEFs “Eugênio Trovatti” (Bueno de Andrada) e “Profa. Maria de Lourdes da Silva Prado”, (Assentamento Monte Alegre de Motuca).

Será desenvolvido no período da manhã e a abertura será feita pela secretária da Educação, Clélia Mara Santos. Estão programadas oficinas de trabalho para ser desenvolvidas com educadores. Uma plenária, no final do programa, deve apresentar os resultados obtidos em cada oficina tendo 20 minutos para apresentação do tema.

Cinco oficinas, com os temas: identidades das Escolas de Campo de Araraquara, educação ambiental, espaços educativos, organização curricular e parcerias. Visam a troca de experiências dos educadores, além de discussões específicas sobre os temas.

Oficinas temáticas

Na oficina “Identidade das Escolas do Campo de Araraquara”, com 12 participantes das três escolas, estão previstas discussões sobre os temas: identidade e imagem da escola do campo, organização da escola do campo, formulação do primeiro Jornal do Campo, eventos (mostra de arte e cultura camponesa, feira cultural, escolar, ciência), cursos de formação, HTPC e reuniões coletivas, e problemas administrativos que envolvem o funcionamento da unidade escolar (falta de professores, atribuição, transporte, funcionários).

Já a oficina de “Educação Ambiental” desenvolve temas pertinentes às responsabilidades e dificuldades encontradas no trabalho desenvolvido pelos ciclos, em projetos que envolvam horta, plantas medicinais, jardim, fruticultura, estudo do meio e trabalho nos lotes. Onze educadores participam desta oficina.

Espaços Educativos

Essa oficina discutirá, com 11 participantes, temas interdisciplinares como: cozinha experimental, laboratório de ciências, laboratório de arte, laboratório de informática, multimeios e biblioteca. Nessa oficina, também, discussão de planejamento e saídas pedagógicas.

Organização Curricular

O tema da oficina número 4, visa a abordagem de: grade curricular, calendário escolar, calendário comemorativo, horários, rodízios, infra-estrutura, projetos (esporte / xadrez). Nesta oficina, participam 12 educadores.

Por fim, a oficina “Parcerias” visa a troca de experiências e a discussão sobre parcerias e projetos já desenvolvidos que podem ser criados entre escolas, comunidades e entidades. Qual o trabalho que pode ser desenvolvido e de que forma desenvolvê-lo? São perguntas que permeiam esta oficina.

De acordo com a Secretaria de Educação, esta oficina contará com a participação de membros da comunidade, do Conselho de Escola, da APM (Associação de Pais e Mestres), ITESP (Instituto de Terras do Estado de São Paulo), PSF (Pronto Socorro da Família), e Participação Popular.

Compartilhe :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

20 de Julho – Dia Internacional da Amizade: ter amigos aumenta expectativa de vida

Novos livros estão disponíveis na Biblioteca Mário de Andrade

Feiras de artesãos e empreendedores movimentam o final de semana (20 e 21 de julho)

O setor de serviços na Reforma Tributária

Rota de Colisão

CATEGORIAS