Educação SP lança Escola da Família 2.0 e abre novas inscrições para o Bolsa do Povo Educação – Ação Responsáveis

0
555

Novo programa vai priorizar unidades em regiões de maior vulnerabilidade e contratar estagiários de nível médio e superior para apoio às atividades

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) anunciou nesta sexta-feira (1) o lançamento do programa Escola da Família 2.0 e a abertura das inscrições do Bolsa do Povo Educação – Ação Responsáveis. O evento aconteceu na última sexta-feira (1º) com a presença de diretores, dirigentes e profissionais da educação no auditório da Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação do Estado de São Paulo (Efape).

“No Escola da Família, a proposta agora é expandir para mais escolas e vamos começar com 700, sendo que a entrada no programa será por meio de adesão seguindo os critérios de vulnerabilidade, localidade e infraestrutura. Abrir a escola aos finais de semana é importante para as comunidades, especialmente para as comunidades mais vulneráveis, que muitas vezes é o único equipamento público que pode ser disponibilizado”, explicou Rossieli Soares.

No novo formato, permanece a abertura das escolas aos finais de semana para integração com a comunidade e desenvolvimento de atividades ligadas aos eixos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com esporte, cultura, saúde, trabalho e aprendizagem. Como novidade, o programa vai priorizar unidades em situação de maior vulnerabilidade, contratar estagiários de nível superior e médio para atividades operacionais e dar apoio a atividades na semana letiva.

“O novo programa traz novas expectativas para o atendimento às nossas comunidades, muitas vezes carentes de espaço, de convivência, principalmente depois deste longo período de pandemia”, declara Débora Cristina do Nascimento, diretora da Escola Estadual Professora Hadla Ferres, da diretoria de ensino de Carapicuíba.

A contratação de estagiários do nível médio, estudantes da rede estadual, visa o combate à evasão escolar, a integração à comunidade escolar e dar oportunidade de trabalho a estes jovens. Além do apoio ao programa, estes estagiários poderão auxiliar a escola durante a semana letiva nas atividades de Projeto de Reforço e Recuperação, Centro de Línguas, Atividades Complementares Desportivas e Artísticas, Proatec, Sala de Leitura, Expansão da Carga Horária do Novo Ensino Médio, eventos da escola e outras atividades no turno/contraturno.

Os participantes do Bolsa do Povo Educação – Ação Responsáveis também podem apoiar as atividades do programa aos finais de semana, desde que estejam dentro das 20 horas semanais acordadas.

“É muito importante o sentimento de pertencimento que o programa provoca nas famílias, agora com a possibilidade dos pais e responsáveis do Bolsa do Povo Educação também poderem atuar, vai integrar ainda mais a participação destes responsáveis nas mudanças da escola”, pondera a dirigente de ensino da Guarulhos Sul, Maria Aparecida do Nascimento Barretos.

Bolsa do Povo Educação – Ação Responsáveis

Criado em julho de 2021, o programa tem como principal objetivo auxiliar as famílias a superar os desafios educacionais e financeiros provocados pela pandemia e ampliar o envolvimento de toda a comunidade escolar, reforçando vínculos entre alunos, professores e servidores da Educação.  As novas inscrições podem ser feitas até 12 de abril. Estão previstas 2,5 mil novas contratações.

A carga horária das atividades do responsável será de 4 horas diárias, totalizando 20 horas semanais de trabalho, nas dependências da unidade escolar, que podem ser desempenhadas aos finais de semana, sem afetar a carga horária prevista. Os beneficiários vão realizar a busca ativa de alunos, bem como prestar apoio geral às atividades com educandos na unidade escolar.

Para participar das novas inscrições é necessário:

● Ser responsável legal pelo aluno da rede estadual;

● Estar desempregado há pelo menos três meses;

● Morar, preferencialmente, próximo à unidade escolar;

● Ter idade entre 18 a 59 anos; e 

● Não estar com cadastro ativo no Programa.

A inscrição pode ser feita pelo site https://www.bolsadopovo.sp.gov.br/. Em seguida, os candidatos passarão pelo processo de ranqueamento pelos critérios de prioridade e de validação das documentações pelas Diretorias de Ensino. Os candidatos que integrarem a ação participarão, antes de iniciarem as atividades, de uma formação, a qual tem previsão de início em 25 de abril.

(Secretaria da Educação do Estado de São Paulo 

Assessoria de Comunicação e Imprensa 

www.educacao.sp.gov.br www.facebook.com/educasp 

www.twitter.com/educacaosp | www.flickr.com/photos/educacaosp)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.