A Polícia Militar, Guarda Municipal e Corpo de Bombeiros estão recebendo ofício da presidente da Câmara Municipal, Edna Martins, para enviar dados sobre o trabalho de ronda escolar a fim de embasar um diagnóstico sobre a segurança escolar em Araraquara.
A iniciativa faz parte de um movimento que integra a Câmara Municipal, o Núcleo de Estudos Sobre Situações de Violência e Políticas Alternativas (Nueva) da Unesp, a Agência de Desenvolvimento de Araraquara (ADA) e a EPTV Central, além de veículos da cidade.
Edna considera que uma das questões fundamentais que será abordada neste debate é justamente a violência nas escolas. Por isso, a coleta de informações sobre a educação básica é de extrema importância. Nesse sentido, a presidenta pede aos órgãos requeridos que informem dados sobre a ronda escolar, segurança e prevenção contra violência nas escolas. A pesquisa abrange os estabelecimentos de ensino fundamental municipal e estadual (5ª e 8ª séries) e ensino médio.
O requerimento é encaminhado ao subcomandante do 13º Batalhão da Polícia Militar (PM), capitão José Roberto Malaspina; ao comandante da Guarda Municipal, coronel Nicolau Lambort, e o 1º tenente do 3º Subgrupamento de Incêndio de Araraquara, Sérgio Ricardo dos Santos.
(Texto: Adriana Silva)