(EDITORIAL) Tropical abandonado

0
734

Na década de 80, o Tropical Shopping foi inaugurado em Araraquara. O empreendimento rapidamente conquistou a cidade, tanto por sua arquitetura contemporânea e proposta “verde” quanto como opção de entretenimento.
Todavia, com o tempo, as lojas foram se fechando. Aos poucos, a luz sobre o shopping foi se transformando em sombras, até alcançar o fechamento total do local.
Hoje, o esqueleto do Tropical Shopping mantém-se de pé. Mas o local está completamente abandonado. Já foi invadido por moradores de rua; sofreu incêndio por conta de uma pane elétrica. Agora, é considerado como um perigo potencial para os moradores mais próximos (vejam outra notícia na presente edição).
O Tropical Shopping já foi alvo de leilão, proposta de demolição e até alvo de denúncias dos moradores próximos. Inclusive, houve determinação judicial para que o local fosse limpo, fechado e cercado.
Mesmo assim, o tempo passa e o local persiste abandonado e perigoso. É mais um exemplo de edifício abandonado em nossa cidade. Mais um local, onde a Prefeitura poderia atuar com IPTU progressivo até chegar em desapropriação por ausência de uso/destinação social? Possivelmente, sim. Seguir-se-ia, assim, o caminho dado pelo Estatuto da Cidade.
A qualidade de vida em nossa cidade pede providências urgentes. Necessária uma visão no interesse da comunidade, sobrepondo-se à especulação imobiliária de poucos.

Errata: ao invés de 1960, como constou no editorial anterior, leia-se década de 60, quando da instalação da sede atual do Corpo dos Bombeiros.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.