(Editorial) Perigo aos motociclistas

0
769

Na última semana, Araraquara promoveu a conscientização de motociclistas em relação aos limites de velocidade e utilização das vias de trânsito. A campanha – executada até terça feira (27) passada, dia do motociclista – recebeu investimento tanto da Coordenadoria Executiva de Mobilidade Urbana, quanto da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano. O nome da campanha era: “Você sempre chega rápido? Notícia ruim também”.
Explicando a necessidade da campanha, naquela mesma semana, um motociclista faleceu no cruzamento da Avenida Barroso com a Rua Major Carvalho Filho. Infelizmente, não é dado isolado. Os motociclistas sempre perdem na disputa com os demais veículos.
E, nem sempre, trata-se de culpa do motociclista. No exemplo referido, o motociclista foi a vítima da imprudência do motorista, que estava embriagado.
Ao sair pelas ruas de Araraquara, não é raro observar cenas de desrespeito à sinalização, não utilização de setas ou até mesmo parar vias inteiras apenas para estacionar. Ignorar as regras de trânsito – às vezes, igualmente, do bom senso –mostra-se um enorme perigo potencial, tornando os acidentes mais prováveis.
Direção defensiva, lição obrigatória desde 2005, parece ser descartada após alguns anos com habilitação concedida. Acaba que todos começam a cumprir sua própria agenda de pressa e descuido, com resultados desastrosos: mutilação, incapacidade ao trabalho (com transferência de jovens ou pessoas em idade produtiva para a Previdência Social) e morte. Vejam que, observar e fazer valer as normas de trânsito pode significar um estímulo à boa economia: mantendo as pessoas em idade produtiva trabalhando e, assim, gerando recursos à Previdência Social (e não retirando).
Para tentar proteger a segurança de todos, saúde e produzirmos um país melhor, também, economicamente, esperamos que cada um tenha maior atenção e empatia no trânsito. Todos agradecemos. Mais ainda, os motociclistas, tão expostos aos perigos no trânsito.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.