(Editorial) Pequenos passos

0
193
Foto: Internet

Nunca se falou tanto em preservação do meio ambiente como nos nossos dias. O planeta clama por ajuda diante de tantos anos em que a humanidade vem negligenciando sua própria casa. Mas o que podemos fazer?
Com olhar mais atento, podemos começar a notar os pequenos detalhes que estão a nossa volta. Por exemplo, preservar nossas praças que estão abandonadas pelo poder público local. Hoje, essas áreas estão entregues à sua sorte, flores e gramas já não existem como antigamente. A cidade vem perdendo seu verde conforme as arvores vão caindo e os arbustos desaparecendo. Tudo resulta de ausência de cuidado, certamente.
No entanto, há soluções a serem exploradas. Já acontece exemplo de pequenos grupos de moradores que resolveram arregaçar as mangas e estão dando um “up” em alguns bairros, mostrando um cuidado que Araraquara merece. Fica a sugestão de fazermos todos um “algo a mais”, agora e de início, por nossa vizinhança.
Pode ser pouco. Aliás, certamente é muito pouco. O planeta precisa de muito, mas muito mais. Especialmente, que diminuamos com urgência uso de combustíveis fosseis. Isso é certo. Mas, se uma pequena mudança no comportamento não resultará em benefícios necessários a todos na urgência climática em que vivemos, ao menos, servirá para reforçar a preocupação, chamando atenção de todos. Todos precisamos de olhar atento.
Nossa conduta do dia a dia tem a função especial de mostrar exemplos, de traçar umas pequenas lições. Que, ao menos, tentemos reaprender a cuidar da “coisa pública”, com olhos voltados para o meio ambiente e crise climática. São pequenos passos que podem ajudar a visão de todos sobre a necessidade de cuidar do planeta.
Sonhemos por dias melhores. E cuidemos para que isso se concretize. E você, o que você pode fazer?

Deixe uma resposta