(EDITORIAL) O que esperar do prefeito eleito?

O desafio que se impõe ao novo prefeito é significativo. Espera-se que ele esteja à altura das exigências atuais, promovendo políticas de democracia participativa, inclusão social e abertura nas relações. No entanto, isso deve ser feito sem esquecer as qualidades essenciais de um bom administrador público, cujo compromisso é servir ao bem comum.

De um bom prefeito, espera-se uma capacidade acumulada de liderar e gerir o município.

Exemplos disso incluem experiência administrativa, liderança sólida, conhecimento profundo dos problemas contemporâneos da cidade, equilíbrio ao lidar com conflitos e crises, além de uma postura aberta ao diálogo, aliada à capacidade de tomar decisões no momento oportuno. Ele também deve ter paciência e disponibilidade para ouvir a população e os legisladores, além de manter uma presença constante e vigilante no município. Trabalhar com planejamento, em equipe, e ter a coragem de dizer “não” quando necessário, são traços indispensáveis.

Ademais, o prefeito deve demonstrar as qualidades necessárias para uma vida política íntegra: honestidade no exercício do cargo, transparência nas atividades públicas, e uma separação clara entre os recursos públicos e os interesses pessoais.

Além disso, é esperado do prefeito competência na arrecadação de recursos para atender às demandas da população, que são intensas. O poder municipal, representado pelo prefeito e pelos vereadores, é o mais próximo do povo, e suas responsabilidades são numerosas. Por exemplo, o município é encarregado de cuidar da educação infantil e da saúde da população, sendo que essas duas áreas podem consumir mais da metade do orçamento municipal. Somam-se a isso as responsabilidades de manter e investir na infraestrutura viária, cuidar do transporte público, trânsito, limpeza urbana, iluminação, assistência social, habitação popular, e promover o desenvolvimento econômico, emprego, renda, esporte, cultura, lazer, serviços funerários, além de outras tarefas que possa vir a assumir, inclusive na área da segurança pública.

Como se vê, administrar uma cidade, por menor e mais organizada que seja, não é tarefa fácil.
Desejamos sucesso ao novo prefeito, que acaba de ser eleito. Que ele possa enfrentar os desafios com sabedoria e determinação, sempre em benefício do bem-estar coletivo.

Compartilhe :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Parque Infantil recebe Campanha de Adoção de Animais neste sábado (9)

Saiba o que foi aprovado na Sessão Ordinária desta terça-feira (5)

Escolas municipais participam do projeto Ciência na Escola

Setor cultural pede manutenção de políticas públicas na próxima gestão municipal

No Paulista Feminino Sub-17, AFE disputa 1º duelo da semi

CATEGORIAS