As calçadas e praças de Araraquara têm se transformado em verdadeiros banheiros a céu aberto para animais de estimação. Enquanto os pets não conseguem distinguir o local apropriado para fazer suas necessidades ao sair de casa, seus donos deveriam saber.
É comum ver proprietários levando seus bichinhos para passear e, consequentemente, permitindo que eles façam suas necessidades fora de casa.
No entanto, há um equívoco nisso. Levar o pet para passear é saudável e correto, mas deixar as fezes dos animais em calçadas e praças públicas é inaceitável. Esses espaços são utilizados frequentemente por crianças para brincar e se divertir.
Portanto, da próxima vez que sair para passear com seu pet, leve consigo uma sacolinha. Em lojas especializadas em artigos para pets, é possível encontrar pazinhas apropriadas para a coleta de fezes. É uma questão de higiene e respeito ao próximo.
O poder público deveria fazer campanhas estimulando a educação dos proprietários de pets que não têm o costume de recolher as fezes de seus bichinhos de estimação ao levá-los para passeios públicos.
Uma maneira eficaz de educar a população é mexendo no bolso do cidadão. Várias cidades, para manter suas calçadas e praças higienizadas, já aprovaram leis para isso. Curitiba, no Paraná, é um dos exemplos. Algum vereador poderia lançar a ideia em Araraquara.
Fica a dica e a reclamação de uma população que pede mais respeito com a saúde e os bens públicos.
Foto Ilustrativa Imagem de drobotdean no Freepik