(Editorial) As três principais UPAs em reforma, população indignada

Com verbas do governo federal e municipal, a Prefeitura de Araraquara tomou a iniciativa de reformar simultaneamente as três principais UPAs: Vila Xavier, Valle Verde e a Central. Todo o atendimento foi concentrado na UPA do Bairro do Melhado, assim como os profissionais que prestam serviços nas unidades em reforma foram remanejados para o Melhado, enquanto na Unidade Central permaneceu apenas o atendimento pediátrico. Em resposta, algumas adequações foram feitas para tentar amenizar as aglomerações e melhorar o acolhimento ao público.

Conversando com um funcionário que está trabalhando no local, fomos informados de que há muitos pacientes a serem atendidos e o tempo de espera é de aproximadamente duas horas e meia.

Além disso, a questão das condições de trabalho dos profissionais de saúde também é preocupante. O remanejamento de todo o pessoal para um único local logicamente altera drasticamente a qualidade do trabalho, com equipes que não interagiam anteriormente, além de sobrecarregar os funcionários devido ao aumento significativo do número de pacientes em espaço limitado.

A pergunta que muitos moradores locais fazem é: por que reformar as três UPAs ao mesmo tempo? Não seria melhor reformar uma de cada vez? A resposta é simples: estamos em ano eleitoral e a reforma das UPAs chama a atenção.

Apesar das justificativas apresentadas pela prefeitura, a população de Araraquara continua a questionar a decisão e a enfrentar os desafios causados pelas reformas simultâneas. A expectativa é que, uma vez concluídas, as melhorias nas UPAs da Vila Xavier, Valle Verde e Central tragam um atendimento mais eficiente e adequado às necessidades da comunidade. Até lá, os moradores aguardam com esperança e paciência, na expectativa de que o sacrifício temporário resulte em benefícios duradouros para todos.

Compartilhe :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Prefeitura inicia obras de revitalização no estádio da Atlética

Dicas gratuitas para curtir a cidade (27 e 28 de julho)

Assessoria de Políticas para a Juventude promove transmissão da final olímpica de skate feminino no domingo (28)

Urgência e emergência da Santa Casa segue em obras para ampliação de leitos

Região Central: aulas do 2º semestre começam segunda-feira (29) com novidades para estudantes da rede estadual de SP

CATEGORIAS