(Editorial) Ajudar os pequenos

0
1020
Fotos: RCIAAraraquara

O fechamento de duas lojas tradicionais da cidade, Casa Brasil e Amarelinha, provocou alguns questionamentos. Como as empresas podem suportar sucessão de fatos negativos: pandemia que se alonga, quatro confinamentos (lockdown) severos e economia que caminha para trás (recessão)?
As contas vão chegando, empresários não dão conta de liquidar as dívidas, funcionários correndo risco de serem dispensados…. Seria o caso de autoridades competentes – Prefeituras locais, em especial – ajudarem esses pequenos empresários?
A cervejaria Galícia está chegando em Araraquara, com isenção de impostos por quinze anos. A Prefeitura alega que a nova empresa dará muitos empregos. Isso é inegável. Mas os pequenos empresários não mereceriam o mesmo olhar carinhoso por parte da Municipalidade? E não são os pequenos empresários que mais empregam, afinal?
Por que não socorrer essa classe? Parcelar dívidas, perdoar multas aplicadas no lockdown, postergar início de pagamentos, dar um desconto considerável àqueles que conseguirem manter os recolhimentos tributários em ordem são algumas sugestões que nos soam possíveis.
Talvez seja o momento de parar, sentar e fazer o que o ser humano tem de melhor: sua capacidade de dialogar, encontrar uma solução razoável a todos. Vamos colocar na mesma mesa representantes da ACIA (Associação Comercial de Araraquara), Sindicato do Comércio Varejista, vereadores, prefeito e outros interessados. Com boa vontade de todos, pode-se chegar a um bom termo.
Bastante desolador testemunharmos fechamentos de lojas, inclusive, tradicionais. Fica o apelo para mudar esse quadro tão triste. Vamos ajudar? A hora é agora!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.