Edinho Silva, nesta semana, participou da celebração eucarística do início do episcopado de Dom Paulo Sérgio Machado, o sexto bispo diocesano de São Carlos. A posse do bispo foi realizada na catedral de São Carlos. A diocese engloba 29 municípios da região. Araraquara faz parte da segunda região pastoral, que inclui também Américo Brasiliense, Santa Lúcia, Rincão, Motuca e Gavião Peixoto. São 16 paróquias, cinco quase paróquias, uma capela e uma diaconia.
Dom Paulo Sérgio Machado foi nomeado bispo pelo papa Bento XVI no dia 22 de novembro do ano passado. Mineiro de Patrocínio, cursou Filosofia na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Guaxupé (MG) e na Faculdade de Filosofia de Ciências e Letras de Divinópolis (MG).
Cursou Teologia no Instituto de Filosofia e Teologia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e a Especialização em Teologia Pastoral na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma. Exerceu o ministério como Pároco em Coromandel e Vigário-geral da Diocese de Patos de Minas. Foi professor em um seminário e em diversos colégios, Secretário de Educação do município de Coromandel. Escolhido 2º Bispo de Ituiutaba aos 26 de julho de 1989, recebeu a ordenação episcopal em Coromandel aos 24 de setembro do mesmo ano. Tomou posse da Diocese no dia 12 de outubro de 1989.
Para o prefeito Edinho Silva, o novo bispo deve continuar com o compromisso da Igreja com a igualdade e as justiças sociais, pelo trabalho realizado nas pastorais.
A mensagem dos leigos ao bispo foi lida por Deodato José Rizzo, da paróquia de Santo Antonio. O cônego Luiz Carlos Gonçalves, da mesma paróquia, leu a mensagem aos presbíteros. (Assessoria de imprensa da Prefeitura de Araraquara)