Edinho participa de inauguração de novo serviço de radioterapia da Santa Casa

0
458
Foto: Tetê Viviani

O Hospital do Câncer de Araraquara da Santa Casa de Araraquara realiza cerca de 15 mil consultas oncológicas, 11 mil sessões de quimioterapia e 14 mil sessões de radioterapia por ano

O prefeito Edinho participou, na sexta-feira (11), da cerimônia de inauguração do novo serviço de radioterapia do Hospital de Câncer da Santa Casa que vai atender a população de Araraquara e de outros 23 municípios da região, totalizando mais de 1 milhão de pessoas assistidas.

O novo equipamento vai garantir um novo tipo de tratamento, que é a radioterapia com elétrons. Esse método permite mais precisão na aplicação de dose sobre a área doente, com menos exposição dos tecidos sadios. Outra vantagem da tecnologia é que o tempo de duração do atendimento é menor do que o realizado por outros equipamentos de radioterapia, com isso, a capacidade de atendimento do setor aumenta.

O Hospital do Câncer de Araraquara da Santa Casa de Araraquara realiza cerca de 15 mil consultas oncológicas, 11 mil sessões de quimioterapia e 14 mil sessões de radioterapia por ano

Até a chegada do equipamento, em setembro de 2021, o hospital fez a reestruturação do espaço e dos fluxos dos processos, além da qualificação da equipe multiprofissional. A nova casamata, instalação fortificada onde fica o acelerador, foi construída com recursos doados pela Lupo, que investiu R$ 2,5 milhões na obra.

Durante a cerimônia, o prefeito Edinho saudou os presentes, com destaque para os colaboradores da Santa Casa e profissionais da saúde. Ele também enfatizou a importância do sistema SUS como principal instrumento de saúde pública do povo brasileiro e o maior plano de saúde do mundo.

“Como todo hospital SUS, filantrópico, a Santa Casa passa hoje por imensas dificuldades, porque o SUS é deficitário e, por isso, o hospital precisa o tempo todo de ajuda externa para cobrir suas despesas. Hoje, o principal instrumento são as emendas parlamentares. A situação de todas as Santas Casas do estado de São Paulo e do Brasil é grave. Claro que a solução tem que vir de uma mudança estrutural. Temos que fazer uma revalorização dos procedimentos e aumentar a capacidade de financiamento SUS. Vimos nessa pandemia o quanto que o SUS foi importante: a capilaridade do SUS garantiu que vidas fossem salvas, que o Brasil batesse rapidamente todos os recordes mundiais de vacinação e imunização. Nenhum país tem um sistema de saúde igual, mas este modelo de sistema de saúde precisa ser repactuado”, defendeu o prefeito. E disse, se voltando ao deputado federal Baleia Rossi (MDB), presente no evento: “Queremos que você seja nosso porta-voz em Brasília. É preciso mudar o modelo do SUS. Muitos levantam essa bandeira, mas levante de fato a bandeira do financiamento dos hospitais filantrópicos e das Santas Casas e estará levantando a principal bandeira da saúde pública. Você terá o nosso respaldo e de todas as instituições e hospitais filantrópicos. Essa não é a primeira crise enfrentada pela Santa Casa de Araraquara; foram muitas. A Santa Casa foi criada pela comunidade araraquarense e em todas as suas dificuldades encontrou saídas unificando a sociedade araraquarense. Sempre uniu todas as forças políticas e foi elemento convergente de todos os esforços políticos da cidade. E assim tem que ser. A cidade pertence ao povo de Araraquara e nós precisamos da sua atuação e seu apoio em Brasília”, concluiu Edinho.

O deputado federal Baleia Rossi, que também enalteceu o serviço prestado pela Santa Casa de Araraquara e a importância do hospital para a cidade e região. “Quando a gente quer ajudar uma cidade, a gente precisa ajudar as Santa Casas; e isso eu tenho feito. Minhas parcerias mais duradouras são com as Santa Casas. Nestes últimos anos foram 4,3 milhões em emendas. Vou continuar ajudando e já assumo o compromisso de elaborar mais uma emenda de custeio, em prol da Santa Casa de Araraquara, no valor de R$ 1 milhão, assim que retornar a Brasília”, afirmou o deputado federal, sendo bastante aplaudido pelos presentes.

O vereador Aluisio Boi (MDB), presidente da Câmara Municipal, que também participou da inauguração, destacou o trabalho das autoridades presentes na frente de honra da cerimônia em prol do município, principalmente na área da Saúde. Ainda enalteceu o serviço prestado pela instituição de saúde.

“Em nome da população de Araraquara e da Câmara Municipal, quero agradecer a Santa Casa e todos os seus colaborados pelos serviços prestados. Mesmo com todas as dificuldades, fazem o melhor para as pessoas que mais precisam”, discursou o presidente do Legislativo.

Marco Antônio Castelli Brandão, provedor da Santa Casa, em sua fala, agradeceu os colaboradores e presentes. “Temos aqui neste evento representados os últimos 40 anos de forças políticas de Araraquara e empresários que sempre estão me ajudando. Se não tivermos a união de todos, não chegaremos a lugar nenhum”, reforçou.

Também estiveram no evento a vereadora Thainara Faria (PT) e os vereadores Paulo Landim (PT), Gerson da Farmácia (MDB), Guilherme Bianco (PCdoB) e Marchese da Rádio (Patriota); o deputado federal Baleia Rossi (MDB-SP); o vice-prefeito e secretário do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Damiano Neto, que também representou o deputado federal Guilherme Mussi (Progressistas-SP); o assessor especial do gabinete da Prefeitura de São Paulo, Marcelo Barbieri, também ex-prefeito de Araraquara e ex-deputado federal; o ex-prefeito de Araraquara e ex-deputado estadual Roberto Massafera; o diretor do Departamento Regional de Saúde (DRS 3), Jeferson Yashuda; a coordenadora de Atenção Básica da Secretaria de Saúde, Talitha Martins; o diretor geral da Santa Casa, Rogério Bartkevicius; o coordenador médico dos serviços de radioterapia da Santa Casa, João Victor Salvajoli; Liliana Aufiero (Lupo) e Luiz Antonio Lindquist (Cutrale), representando as empresas que colaboram com a Santa Casa; e Carlos Fernando Camargo, representando a Unimed Araraquara.

SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.