Prefeito busca novos investimentos na área de TI
O prefeito Edinho Silva foi uma das 20 lideranças a participar de reunião, sexta-feira (4), com Bill Gates, CEO da Microsoft Corporation, nos Estados Unidos. Na pauta, discussão sobre projetos sociais e investimentos para qualificação de jovens na área de tecnologia da informação. Um projeto que já é desenvolvido com sucesso em Araraquara, com possibilidade de se agregar outros valores qualificativos para o universo citado, a fim de enfrentar com maior segurança o concorrido mercado de trabalho.
Edinho se reuniu com o presidente da Microsoft na América Latina, Hernán Rincón, quando discutiu a ampliação dos investimentos da Microsoft em Araraquara e a consolidação do Student to Business e Desafio Digital. "É uma área promissora, por isso nosso esforço em atrair novos investimentos. Só no Brasil, nos próximos 12 meses, serão 100 mil vagas. Em 2 anos, esse número chega a 300 mil", disse.
Fórum de líderes
O chefe do Executivo araraquarense esteve nos Estados Unidos para o Fórum de Líderes de Governo das Américas, promovido pela Microsoft. Edinho foi convidado para ser palestrante há um mês, quando o Michel Levy, presidente da Microsoft Brasil esteve em Araraquara para a formatura dos alunos do Student to Business. A conferência, realizada há dez anos, reúne cerca de 200 líderes entre ministros, representantes de governos de vários países, empresas, ONGs e entidades educacionais de todos os países da América Latina.
Delegação
brasileira
A delegação de nosso país incluiu cerca de 30 participantes entre eles os governadores da Bahia, Jaques Wagner, e de Sergipe, Marcelo Deda; o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles; e dirigentes empresariais. Este ano, o tema central do evento foi “Tecnologia e inovação para o desenvolvimento social”. Da última vez que esteve no Fórum, em 2006, Edinho trouxe para Araraquara o Desafio Digital, que já formou mais de 200 jovens de 14 a 18 anos de escolas públicas para a área de tecnologia.
Palestrante
Edinho Silva teceu comentários sobre a iniciativa de sucesso ao atrair empresas e treinar mão-de-obra para a formação de um Pólo de Tecnologia em Araraquara.
"A decisão de investir no pólo foi tomada em 2001, quando uma análise da situação econômica da cidade constatou a necessidade de se buscar alternativas além do agronegócio. Os filhos dos trabalhadores da agroindústria estavam enfrentando dificuldades para encontrar colocação. Nosso diagnóstico foi de que o setor de TI era o que mais poderia apresentar capacidade de geração de empregos”, asseverou com aplauso do refinado plenário. (Texto baseado em matéria da assessoria de imprensa municipal e da Microsoft).