Edinho Silva afirma que há muitos projetos em fase de elaboração e andamento para expansão e melhoria da infraestrutura das unidades Unesp. Participaram da reunião, além da reitora em exercício, o pró-reitor Carlo Antonio Gamero, chefe de gabinete Roberval Dailton Vieira, procuradora da Unesp Laís Maria de Rezende Ponchio e assessor da pró-reitoria João Cardoso.
"Sou formado pela Unesp-Araraquara e sei o papel da universidade como desenvolvedora e propagadora do conhecimento e sua importância estratégica para o estado, principalmente para o interior", afirmou Edinho que se colocou ao dispor "para ser um interlocutor junto às esferas governamentais de todas as instituições educacionais".
Mimo
Edinho recebeu o livro de autoria do professor da Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, José Murari Bovo, que trata dos impactos positivos da Unesp na economia dos municípios. No ano de 2012, de acordo com a publicação, os serviços ligados aos trabalhos acadêmicos e administrativos desenvolvidos nas 24 unidades universitárias, nos nove câmpus experimentais e na reitoria contribuíram para manter 10.882 empregos diretos e injetaram na economia desses municípios, R$ 2,1 bilhões. De acordo com o Anuário Estatístico de 2013 (com dados de 2012), a Unesp conta com 122 cursos de graduação em todas as áreas de conhecimento e 218 programas de pós-graduação. O total de alunos matriculados nos cursos de graduação em 2012 foi de 35.485 e 11.804 nos programas de pós. Seu quadro de servidores é formado de 3.625 docentes e 7.257 técnico-administrativos.
Pública
Em junho de 2013, Edinho coordenou audiência na Assembleia Legislativa para debater a greve que afetou a universidade. Ao abrir os trabalhos Edinho lembrou que a Unesp foi criada para democratizar o ensino superior no estado e fomentar o desenvolvimento do interior de São Paulo por meio da pesquisa e dos projetos de extensão universitária. Ressaltou a importância da instituição no processo de redemocratização do país ao promover mobilizações e confronto de ideias com o regime autoritário.