O prefeito Edinho entregou, nesta semana (14), ao DNIT (Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes), a versão final do projeto executivo para a retirada dos trilhos da zona urbana de Araraquara. Foi recebido pelo Coordenador Geral Ferroviário do DNIT, Luis Fernando de Pádua Fonseca. O projeto do contorno ferroviário foi feito pela Vega Engenharia e Consultoria Ltda e recebeu um investimento de R$ 1.178.197 (80%) do governo federal, através do Ministério dos Transportes. Os outros 20% foram contrapartida da prefeitura.
Agora o DNIT aguarda documento de licença ambiental da Secretaria Estadual de Meio Ambiente para licitar as obras, o que deve ocorrer ainda este ano. A licença ambiental, já com parecer favorável do DPRN (Departamento Estadual de Proteção de Recursos Naturais), passa pelo DAIA (Departamento de Avaliação de Impacto Ambiental), também da Secretaria estadual, para a emissão da Licença Ambiental Prévia (LAP).
Nova cara
Para Edinho Silva, a retirada dos trilhos é fundamental para a expansão do município. “Este é um desejo antigo pois os trilhos cortam Araraquara, e o pátio ocupa uma área que poderá ser utilizada para projetos de desenvolvimento”, diz.
Verba fixada
Araraquara tem verba fixada também no Orçamento da União de 2007 para garantir a continuidade das obras de retirada dos trilhos da zona urbana. A verba de R$ 40 milhões está prevista no PPI (Projetos Prioritários de Investimentos). Portanto, não pode ser contingenciada ou sofrer qualquer corte. O projeto do contorno ferroviário, aprovado pelo DNIT, prevê a transferência do pátio de manobras, oficinas e trilhos do centro de Araraquara para Tutóia. A obra está estimada em R$ 110 milhões.