À população de Araraquara e aos beneficiários do Programa Minha Casa, Minha Vida no condomínio residencial Valle Verde: desde que tomei conhecimento do atraso na entrega das casas do residencial Valle Verde trabalhei para que o impasse burocrático fosse solucionado. Tratei do assunto pessoalmente com a presidente da Caixa, Miriam Belchior. Meu único objetivo foi resolver os problemas e garantir a entrada dos mutuários o mais rápido possível nas residências.
Após a conversa, a Caixa emitiu comunicado anunciando que a entrega das chaves aconteceria dia 22 de janeiro de 2016. A decisão da data é uma responsabilidade única da Caixa, responsável pelo programa habitacional.
Minha Casa, Minha Vida é uma ação conjunta entre os entes da Federação, tendo o governo federal a responsabilidade de financiar as casas e, inclusive, subsidiar uma parte do custo. Como tenho afirmado, quando o poder público se une, independentemente de divergência partidária, quem ganha é a população.
O recebimento das chaves é momento de muita emoção para as 685 famílias da Faixa 1 do programa, com renda de até R$ 1,6 mil. Na primeira etapa, em 25 de agosto de 2015, outras 754 famílias de Araraquara também foram beneficiadas.
Como ministro do governo da presidenta Dilma Rousseff, tenho trabalhado pelo diálogo, em prol dos interesses da população brasileira e, sempre que possível, dentro das minhas atribuições, pelos interesses da população de Araraquara.
Transformar um programa como o Minha Casa, Minha Vida em objeto de disputa partidária é apequenar a política, e não priorizar interesses públicos. e-mail: edinhosilvapt@gmail.com