Dores crônicas pioram na pandemia, mas nova terapia alivia problema

0
616
Foto: Divulgação - Fisioterapeuta Yujiro Abe

Desenvolvida pelo fisioterapeuta Yujiro Abe, da “Doutor da Dor”, metodologia não usa medicamentos, mas sim tratamento que une conceitos da Medicina, Odontologia e Fisioterapia.

Seja por sequelas da doença, seja pelas restrições dos períodos de quarentena, fato é que especialistas em saúde são unânimes em identificar um aumento nos casos de dores crônicas, durante a pandemia de Covid-19. Entre os meios para enfrentar o problema e promover qualidade de vida nos pacientes, tem se destacado a Neuroterapia – prática de Medicina Integrativa difundida no Oriente e que começa a repercutir também no Brasil.
Desenvolvedor da Neuroterapia por Reload Proprioceptivo, o fisioterapeuta Yujiro Abe aplica a técnica principalmente em atletas de alto rendimento. Ele é o idealizador e fundador da clínica “Doutor da Dor”, composta por uma equipe de oito profissionais com diversos pontos de atendimento no Japão e um no Brasil, no Rio de Janeiro. Para o especialista, o acesso à técnica precisa ser universalizado.
“Com o home office, que se ampliou na pandemia, diminuíram as atividades físicas. Sem falar que o ambiente em casa nem sempre está adequado, do ponto de vista da ergonomia. Isso tem levado a uma grande ocorrência de dores crônicas”, observa Yujiro Abe.
Além disso, dores crônicas costumam fazer parte das sequelas da Covid-19 e da chamada “Covid longa” – quando, mesmo já não mais infectado, o paciente continua a sofrer sintomas da doença. Até o início de setembro, mais de 21 milhões de pessoas no Brasil foram diagnosticadas com a Covid-19, desde o início da pandemia – quase 10% da população.

COMO FUNCIONA
O profissional é categórico em afirmar que a Neuroterapia por Reload Proprioceptivo é resultado de décadas de pesquisa científica, aliando conhecimento teórico com saber empírico. Ou seja, não se trata de curandeirismo, esoterismo ou coisas do gênero. Também não promete “cura”, muito menos “milagre”. Mas, sim, põe fim ao sofrimento de quem convive com dores crônicas.
“É uma técnica em Medicina Integrativa, concebida a partir de conceitos e práticas da Medicina, da Odontologia e da Fisioterapia. Parte de uma nova forma de entender a anatomia humana, vista de maneira mais integrada. Não usa medicamentos; é um tratamento baseado no tripé cérebro-mastigação-fisioterapia. É por esse tratamento que se eliminam as dores”, afirma.
Delegações de esportistas de modalidades olímpicas e da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) estão entre os contemplados pela Neuroterapia por Reload Proprioceptivo aplicada pelos profissionais da clínica “Doutor da Dor”, no Japão. No país oriental, já há dezenas de credenciados exercendo a técnica; no Brasil, em torno de 20.
A “Doutor da Dor”, por meio de Yujiro Abe, prepara um plano de cursos de formação de profissionais aptos a aplicarem a Neuroterapia por Reload Proprioceptivo. “As dores crônicas acometem uma grande parcela da população, para além de atletas. Com a pandemia, esse cenário piorou. Precisamos fazer com que as pessoas tenham acesso a esse tratamento”, assinala o especialista.

SOBRE O PROFISSIONAL
Yujiro Abe tem quase três décadas de formação e experiência em Fisioterapia. Graduou-se na área em 1992, pela Unicid (Universidade da Cidade de São Paulo). Em 2016, concluiu o Mestrado em Ciências, pela USP (Universidade de São Paulo). Entre 2018 e 2019, na mesma instituição, atuou como docente convidado na Pós-Graduação de Termografia e Termologia, da Faculdade de Medicina, Departamento de Neurologia.
Suas especialidades são fisioterapia esportiva, ortopedia, traumatologia, transtorno de dor, neurofisiologia do movimento e tratamento de pacientes de alta complexidade. Ele também mantém pesquisas voltadas à Neuroterapia por Reload Proprioceptivo. Mais informações sobre o “Doutor da Dor”: www.drdador.com. (Engenharia de Comunicação – [email protected])

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.