Domingo (27) é Dia do Circo e tem várias oficinas gratuitas no Centro da cidade

0
167

Semana do Circo “Almoçando Piolin” realiza atividades para crianças, jovens e adultos no Centro de Referência da Mulher

Domingo, 27 de março, é comemorado o Dia do Circo e a programação da 1ª Semana do Circo “Almoçando Piolin” aproveita para realizar diversas oficinas gratuitas para os interessados nesta data! As oficinas de Circo serão realizadas no Centro de Referência da Mulher, na área central, com: Parada de Mão (15h), Bambolê (16h30) e Palhaçaria (18h).

Crianças, jovens e adultos estão convidados a participar das oficinas. As inscrições serão feitas no próprio Centro de Referência da Mulher, 10 minutos antes do início, obedecendo a ordem de inscrição.

A oficina “Bambolê descomplicado: uma experiência divertida”, com Maíra Baltazar, busca estimular a criatividade individual desde o primeiro contato com o bambolê, trazendo a perspectiva de vê-lo como um instrumento de criação. A proposta é auxiliar pessoas de nível iniciante a explorar o objeto para além do conhecido movimento na cintura, trazendo possibilidade de truques não usuais de uma forma criativa, acessível e divertida.

“Construindo a parada de mãos”, oficina com o professor Gustavo Aragoni, traz ao público um ensinamento que carrega a essência do circo no ensino brincante com o corpo, de uma forma simples e exequível, que é capaz de encantar e aproximar o público araraquarense da arte circense.

Já a oficina de Palhaçaria “Conheça-te a teu rídiculo”, com a palhaça Emília, interpretada por Laís Justus, irá permitir perder o controle e rir de nós mesmos e de nossas manias que nos tornam singulares, pois encontrar nossa palhaçaria interior significa encontrar nossa parte ridícula. Emília lembra que a palavra “ridículo” vem do latim “ridiculus” e significa “aquilo que desperta o riso”.

Além das oficinas, também haverá a participação das escolas de circo de Araraquara, propondo diversas outras vivências aos participantes. Vale destacar que, de segunda (28/03) até a sexta-feira (01/04), as oficinas serão realizadas nos Territórios em Rede.

Ainda, a finalização da Semana “Almoçando Piolin” acontece no sábado (02/04), com concentração no Palacete das Rosas e um cortejo que seguirá até a Praça Pedro de Toledo, onde serão apresentados números circenses e a cena final “Almoçando Piolin”.

A 1ª edição da Semana do Circo “Almoçando Piolin” – uma realização da Secretaria de Cultura e a Fundart, por meio da Coordenadoria Executiva de Cultura, e em parceria com o Sesc Araraquara – tem como propósito o resgate da história do circo e sua relevância nacional, a partir da contextualização da importância do circo para a Semana de Arte Moderna.

Toda a programação é gratuita.

SERVIÇO:

1ª Semana do Circo “Almoçando Piolin”

Datas: de 26 de março a 02 de abril

Domingo (27/03)

15 às 19h30: Oficinas (+ vivências com as escolas de circo de Araraquara, das 16 às 19h)

Local: Centro de Referência da Mulher (Av. Espanha, 536 – Centro)

Programação:

15h: Oficina de Parada de Mão, com Gustavo Aragoni

16h30: Oficina de Bambolê, com Maíra Baltazar

18h: Oficina de Palhaçaria, com Laís Justus

Grátis

SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.