Domingo (19): programação cultural diversificada no YouTube com o projeto “Burucutu na Praça” – Circuito Cultural

0
135
Foto: Arthur Lemos - Cinderela e o Pé Inchado

Araraquara recebe projeto virtual da Cia. Burucutu realizado com recursos do PROAC LAB voltado para o público infanto-juvenil e toda família, incluindo pessoas com deficiência

O projeto digital “Burucutu na Praça – Circuito Cultural” chega a Araraquara no próximo dia 19, com realização da Cia. Burucutu por meio do PROAC LAB e apoio da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart através da Coordenadoria Executiva de Cultura. Originalmente criado para ser realizado de forma presencial, “Burucutu na Praça” foi adaptado para o ambiente virtual, por meio de vídeos, devido à pandemia.
A programação apresenta sete atrações virtuais com classificação livre, sendo cinco atividades com acessibilidade em Libras. Às 15 horas começam as atividades que seguem até 21h. Toda a programação será transmitida pelo YouTube (https://www.youtube.com/playlist?list=PLSVZ91HmzH0v8U-lSGF8G79pMwsrXqyiR).
O projeto itinerante e de difusão cultural prevê a realização de diversas atividades culturais e socioculturais, com apresentações de teatro, oficinas culturais e contações de história. O projeto original, presencial, também previa uma biblioteca móvel acessível para leitura e troca de livros, além de um sarau.
As apresentações teatrais são voltadas para todos os públicos, com ênfase no público infanto-juvenil; já as oficinas culturais apresentam foco no reaproveitamento de materiais e são indicadas para toda família.
Uma grande preocupação do projeto é a inclusão e acessibilidade de idosos e pessoas com deficiência baseado na LBI. “A Lei de nº 13.146, de 6 de julho de 2015, instituiu a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, também chamada de Estatuto da Pessoa com Deficiência. Ela se destina a assegurar e a promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando à sua inclusão social e a cidadania.” O projeto conta com “Intérprete de Língua de Sinais” e também previa para o presencial: “Ebooks”, “Rampas de acesso” e monitores capacitados para o apoio necessário durante o evento.
O objetivo do projeto é promover ações culturais de forma acessível, levando atrações de excelência artística, apresentando aos presentes por meio de oficinas sócio-culturais, formas conscientes de reaproveitamento de materiais seja para meios de artesanato ou uso cotidiano.

Atividades – A programação apresenta: espetáculo de teatro “Cinderela e o Pé Inchado”, com Cia. Burucutu (15h); contação de história “A Menina dos Brincos de ouro” (16hs); oficina Confecção de fantoches e “A história do cavalo e do burro”, com Rita Sales (16h30); contação de história “A princesa do reino sem espelhos”, com Cia. Burucutu (17h30); oficina Bonecos de massinha para brincar e “A história do Capelen”, com Fabíola Moraes (18h); contação de história “A lenda de Tanabata”, com Cia. Burucutu (19h); espetáculo de teatro “Guaiá de todos nós”, com Cia. Burucutu (20h). Toda a programação é gratuita.
O espetáculo de teatro infantil “Cinderela e o Pé Inchado” é dinâmico e divertido e destinado à toda família, promovendo um momento de descontração e lazer. “Cinderela e o Pé Inchado” é o espetáculo mais antigo da Cia. Burucutu e foi criado com o objetivo de transpor barreiras entre a linguagem teatral e o universo infantil, utilizando de símbolos teatrais simples e do próprio metateatro para aguçar a curiosidade dos pequenos.
Depois de 16 anos em cartaz, “Cinderela e o Pé Inchado” continua surpreendendo e divertindo “crianças de todas as idades” pela sua proposital simplicidade, humildade dos personagens e sonoridade rica. Impactando uma nova geração de crianças tão ligadas aos meios tecnológicos e suas complexidades, chamando-as para o processo do contar, ouvir e participar de uma história, com recursos mínimos, que deixa lacunas para serem preenchidas com a ferramenta mais divertida e poderosa dos pequenos: a imaginação.
Já o espetáculo “Guaiá de todos nós” – também para todos os públicos – tem duração de 60 minutos e direção de Luiz Carlos Laranjeiras. “Guaiá de todos nós” é um espetáculo para toda a família, que elucida de forma singular e ao mesmo tempo plural as histórias, cultura, folclore e culinária do estado de Goiás.
Através dos relatos de habitantes da região, da moda de viola, de danças circulares, do teatro popular e do feminino, delicado e ao mesmo tempo desbravador universo de Cora Coralina, a Cia. optou em levar para a cena duas atrizes e dois atores/músicos, que recontam as histórias coletadas dos habitantes entrevistados em Goiás Velho, durante a viagem do pré-projeto.
Duas atrizes e dois atores/músicos atuam e cantam com incrível desenvoltura e boa química entre si, sem descuidar em nenhum momento dos olhos do público, o que é fundamental nesse tipo de apresentação.

Programação do “Burucutu na Praça” – Circuito Cultural:
Link direto: https://www.youtube.com/playlist?list=PLSVZ91HmzH0v8U-lSGF8G79pMwsrXqyiR

15h – Espetáculo de teatro “Cinderela e o Pé Inchado”, com Cia. Burucutu

16h – Contação de história “A menina dos brincos de ouro”, com Cia. Burucutu

16h30 – Oficina Confecção de fantoches e “A história do cavalo e do burro”, com Rita Sales

17h30 – Contação de história “A princesa do reino sem espelhos”, com Cia. Burucutu

18h – Oficina Bonecos de massinha para brincar e “A história do Capelen”, com Fabíola Moraes

19h – Contação de história “A lenda de Tanabata”, com Cia. Burucutu

20h – Espetáculo de teatro “Guaiá de todos nós”, com Cia. Burucutu

Programação gratuita

(Secretaria de Comunicação – Prefeitura de Araraquara)

Deixe uma resposta